Ícone alego digital Ícone alego digital

Luiz Carlos presta homenagem à Polícia Militar

09 de Agosto de 2010 às 09:48
Discurso do deputado Luiz Carlos do Carmo (PMDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 06.08.2010.
Prezadas Senhoras,
Prezados Senhores,

Neste ano de 2010, a Polícia Militar do Estado de Goiás completa 152 anos de existência.

É com grande honra que hoje, aqui nesta Casa de Leis, homenageamos estes valorosos homens, com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

A maior honraria concedida por este poder.

Neste dia tão especial quero manifestar minha imensa admiração e respeito por estas pessoas, que realmente batalham todos os dias, em uma guerra quase sem fim, com o objetivo de proteger os cidadãos.

E mantendo sempre, a serenidade o respeito e a responsabilidade,  que todos  nós conhecemos.

Fiquei muito feliz ao receber a sugestão, para esta propositura, os meus amigos Pastor José Fernandes e o Pastor Marinho, me encaminharam através do companheiro Maurício, a idéia desta brilhante iniciativa.

É um privilégio homenagear esses bravos soldados.

Que nas lutas do dia a dia enfrentam as mais impressionantes adversidades. E que na maioria das vezes,  nós, cidadãos comuns, que no conforto de nossas casas, escritórios e outros lugares, nem imaginamos o quão difícil é , o dia de trabalho do policial militar.

Gostaria de ressaltar que o requerimento que apresentei , nesta Casa de Leis propondo homenagem a estes companheiros, foi aprovado por unanimidade por todos os 41 deputados.

E isso demonstra o quanto o Poder Legislativo reconhece e respeita a instituição Polícia Militar do estado de Goiás.

Mas esse reconhecimento, não é exclusividade.

Pois a nossa Polícia Militar é reconhecida no país inteiro, como uma das mais competentes do Brasil.

O comprometimento, a ética e a disciplina... Pode ser observado por toda a população Goiana diariamente, pois temos vocês nas ruas, nos dando segurança, zelando pela ordem e garantindo a paz e o sossego.

Temos aqui em nosso meio, companheiros de varias localidades do Estado de Goiás, mas a maioria de vocês são provenientes da fronteira.

Fronteira que nos lembra, um front de batalha. Ali na cidade de Aragarças acontece uma batalha diária contra o tráfico de drogas.

A violência sexual  contra a mulher a criança e o adolescente.

O roubo de veículos, com meliantes que tentam a todo o momento entrar ou sair indiscriminadamente de um estado para outro.

E outras não menos importantes ocorrências...

O trabalho de inclusão social, realizado pela 4ª Companhia Independente da cidade de Aragarças é uma realidade reconhecida em toda a região. Como por exemplo a "Corrida pela Paz", realizada anualmente, através de uma parceria entre a Igreja Evangélica Assembléia de de Deus e a Polícia Militar, com uma organização impecável e uma participação popular enorme, onde pessoas de todas as idades participam desta prática esportiva. Crianças, jovens e até pessoas da melhor idade comparecem e competem. 

E tenho propriedade para falar disto,  pois tive a honra de  participar da edição de 2009 desta corrida.

Outro exemplo é a "Semana Comunitária", onde são oferecidos vários cursos pela Polícia Militar para a população, como por exemplo: palestras nas escolas e igrejas, orientado nossos cidadãos contra o uso das drogas. Onde o objetivo principal é a conscientização das nossas crianças.

E finalizando temos também o "Proerd" (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O Proerd 1000 é uma parceria entre a fundação Amazônia Legal e a Polícia Militar de Aragarças, onde estarão se formando agora no final deste mês, 1000 pais, que estarão aprendendo a lidar com seus filhos em relação ao problema das drogas,em como evitar que o jovem tenha contato, e orientando quem já enfrente esse grave problema.

Temos aqui também policiais de outras cidades, que também participam de todo este processo.

Todas essas ações, credenciam esses nobres militares como grandes contribuintes, para o desenvolvimento social de nossa comunidade.  

Imaginem senhoras e senhores,a batalha física e emocional enfrentada diariamente por estes guerreiros.

E que no final de cada jornada de trabalho,  retornam para os seus lares, tendo que deixar de lado toda esta carga absorvida, no seu desgastante trabalho, para aproveitar sua família, filhos, esposas e o aconchego do seu lar. Vejam só a importância de reconhecermos o valor de cada um destes homenageados.

Gostaria que cada um aqui presente, se colocasse no lugar destas pessoas. Pessoas que lutam, sofrem, e tem os mesmos sentimentos que nós, mas que constantemente vivem no limite das emoções.

Estes homenageados aqui...  senhoras e senhores, possuem competência para realizar esse árduo trabalho. Receberam treinamento específico para isto. Dias e dias de cursos e aulas nas academias, aperfeiçoando suas capacidades,  e se reciclando constantemente para estarem sempre preparados para o exercício de sua função.

Imaginem só a responsabilidade que estes homenageados tem com a sociedade. Quantas e quantas crianças, sonham em quando crescerem, se tornar um policial,   por verem estes homens em ação, combatendo a criminalidade e dando segurança para o cidadão.

Então... senhoras e senhores, como uma criança  resumiria tudo isso em uma só palavra? Heróis. Isso mesmo, Heróis em um mundo onde, a cada dia uma nova batalha é travada.

Mundo onde os valores sociais, morais e da família ficam muitas vezes em segundo plano.

Enquanto dormimos, estão nas ruas... zelando por nossa segurança.

A Polícia Militar se apresenta como um exemplo para todos nós.  

QUE RESPONSABILIDADE!

Por isso, a valorização do policial militar se faz necessária.

Homens que dão a vida, pela segurança da comunidade merecem ser devidamente reconhecidos, não só pela população, mas também pelo poder público.

Vivemos tempos sombrios, pois a violência teima em aumentar, é natural  do ser humano sempre se recordar dos momentos difíceis. Mas Lembremos dos momentos bons, contemplemos os atos heróicos de nossos militares, apagando incêndios, protegendo os desconhecidos. Lembremos dos companheiros mortos em batalha, defendendo a população.

Essa é a Polícia Militar. Isso é a vida do policial militar.

Agradeço a todos vocês, em nome do povo do Estado de Goiás.

Que honram essa farda.

E que não escondem seus rostos, mas estão aqui demonstrando o seu orgulho fe fazer parte da instituição Polícia Militar do Estado de Goiás.

Muito Obrigado!!!

E que Deus abençoe todos vocês!!!

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.