Padre Ferreira enaltece atuação dos homenageados

16 de Agosto de 2010 às 16:39
Discurso proferido pelo deputado Padre Ferreira (PSDB) durante sessão especial em que várias personalidades foram homenageadas com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. (16.08.2010)

Ilustríssimos senhoras e senhores homenageados,
Senhoras deputadas,
Senhores deputados,
Demais autoridades aqui presentes,
Ilustres convidados

Palco das grandes discussões sobre o passado, presente e futuro de Goiás, a Assembleia Legislativa é um poder democrático que procura sempre se espelhar no que existe de melhor na sociedade goiana. Nosso trabalho visa especificamente levar melhorias à população do Estado, principalmente a parcela mais carente.

Em meus sete anos de mandato procurei contribuir da melhor maneira possível com as famílias de baixa renda. Para tanto, tive diversos parceiros que muito me ajudaram. Sou eternamente agradecido por este auxílio e não poderia terminar este segundo mandato sem dar o devido reconhecimento a estas pessoas.

Hoje presto homenagem a 50 pessoas de diversas cidades de Goiás, que realmente merecem este reconhecimento. Poucas vezes durante meus dois mandatos como deputado tive a oportunidade de homenagear pessoas, reconhecer seus méritos. Aqui estão hoje advogados, agentes de segurança pública, professores, empresários, lideranças comunitárias, ex-primeiras-damas e outros profissionais que tanto abrilhantam esta Casa.

São pessoas que se destacaram no trabalho social, no trabalho com minorias, nos relevantes serviços prestados à sociedade. Eu não poderia deixar de reconhecer este desprendimento de olhar ao próximo. Estava mais do que na hora de realizar este reconhecimento na Assembleia Legislativa.

A medalha que vocês recebem aqui hoje, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, é a mais alta honraria concedida pela Assembléia Legislativa de Goiás. Somente são merecedoras desta honraria as pessoas que, reconhecidamente, prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado, colaborando na busca do aprimoramento das atividades desenvolvidas em defesa de Goiás. Todos vocês aqui são mais do que merecedores desta homenagem.

Pedro Ludovico Teixeira, que empresa o nome à medalha, foi um dos políticos mais importantes e atuantes de Goiás. Foi graças à sua coragem e inteligência que a capital do Estado veio para Goiânia em 1937, fato que ajudou a alavancar o crescimento do Centro-Oeste.

Além da transferência, Pedro Ludovico construiu estradas, fez a reforma agrária e incentivou a marcha para o oeste. O objetivo de Pedro Ludovico era tirar a população de regiões que já não comportavam mais o crescimento populacional, como a cidade de Goiás, e aumentar a produção econômica em outras regiões. Desde então Goiás cresceu, se desenvolveu e hoje respira pujança econômica.

Pedro Ludovico Teixeira foi deputado constituinte em 1946, interventor federal, governador de Goiás eleito e senador por duas vezes. Quando ele estava no Senado, ocupando a vice-presidência, em 1969, teve o mandato cassado pelo governo militar. A mordaça não manchou sua carreira política. Pelo contrário, Pedro Ludovico deixou um legado para todos nós goianos. Ele era exemplo de humildade, competência e trabalho.

Por fim, agradeço a presença aqui de todos vocês. Que esta medalha seja um incentivo a mais no trabalho que vocês desenvolvem no Estado. Que esta medalha seja apenas mais um reconhecimento, de muitos que vocês ainda vão receber. Espero que possamos caminhar juntos durante muito tempo e fazer muito mais por Goiás. Meu muito obrigado.