Ícone alego digital Ícone alego digital

Álvaro Guimarães destaca importância do médico veterinário

16 de Setembro de 2010 às 16:00

Prezados senhores,
Prezadas senhoras,

É com grande satisfação que nos reunimos nesta tarde para homenagear cada um dos médicos veterinários aqui presentes.

Profissionais de reconhecida atuação, que se destacam pela excelência no exercício de suas atividades em Goiás.

A importância dos veterinários não deve ser lembrada apenas numa data comemorativa, no caso, o dia 9 de setembro.

Ela está presente e devemos reconhecê-la no dia a dia.

De um modo geral, a medicina veterinária se dedica à prevenção,controle, erradicação e tratamento de doenças, e outras questões relacionadas à saúde dos animais,

Que muitas vezes também refletem na saúde dos homens.

Engana-se quem acredita que o trabalho de um veterinário se limita ao tratamento de nossos queridos bichos de estimação.

Se assim fosse, já teriam sua reconhecida importância.

Mas a responsabilidade desses profissionais vai além dos cuidados com os animais ou da prevenção de zoonozes.

Um médico veterinário tem compromisso direto com a promoção do chamado desenvolvimento sustentável, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida, e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana.

Primando pela ética e o aperfeiçoamento constante no exercício da profissão, eles contribuem diretamente para o desenvolvimento social e econômico.

Particularmente, como ex-secretário da Agricultura em Goiás, faço questão de destacar isso.

Num Estado em que o segmento agropecuário é tão forte como o nosso, a presença desses profissionais é ainda mais evidente.

Basta considerar que todos os subprodutos de origem animal, a exemplo do leite e seus derivados, devem passar por um rigoroso controle de sanidade, antes de chegarem aos consumidores.

Até mesmo as exportações de vários produtos dependem da eficiência e responsabilidade dos médicos veterinários.

A nossa carne bovina, por exemplo, é aceita no mercado externo porque, há muitos anos, nossos rebanhos estão livres da febre aftosa. Por enquanto, estão livres, com vacinação.

Mas, no que depender da competência de nossos veterinários, tenho certeza de que, num futuro bem próximo, o estado de Goiás será reconhecido pela Organização Mundial de Saúde animal, como livre de febre aftosa sem vacinação.

Ainda falando da economia goiana, predominantemente agropecuária, cabe ressaltar a evolução científica, nas mais diversas áreas da medicina veterinária.

Em especial, destaco o melhoramento genético, que tem possibilitado avanços consideráveis nos sistemas de produção animal.

Também é importante destacarmos o relevante papel da medicina veterinária nas políticas de saúde pública.

São as barreiras veterinárias que controlam e evitam a propagação de várias doenças epidêmicas, sejam elas humanas ou animais.

Quando acompanhamos pelos noticiários a ocorrência de surtos de doenças exóticas, como a gripe aviária, por exemplo, que atingiu China, Japão, Estados Unidos e Rússia, dentre outros países, entendemos a real importância da defesa sanitária animal.

Há também outras doenças bem conhecidas, passíveis de transmissão dos animais aos seres humanos.

Podemos citar algumas, como: Leptospirose, Toxoplasmose, Brucelose,

E a raiva, contra a qual, vale lembrar, neste fim de semana tem campanha nacional de vacinação.

Este breve relato já seria suficiente para justificar a merecida homenagem que estes profissionais hoje recebem.

Mas, antes de concluir, quero tomar emprestadas as sábias palavras de Leonardo da Vinci, que em outro século, já antecipava a importância dos médicos veterinários:

Abre aspas: “Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade”. Fecha aspas.

Aos homenageados, que hoje recebem a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais importante honraria concedida por este Parlamento, nossos sinceros agradecimentos pela excelência e dedicação no exercício da medicina veterinária.

Esta condecoração é o nosso reconhecimento, justo e merecido, ao importante papel que cada um de vocês representa na sociedade.

Parabéns a todos os veterinários!

E muito obrigado!

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.