Tiãozinho Costa reforça necessidade de valorização de professores

24 de Setembro de 2010 às 09:52
Discurso proferido pelo deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) durante sessão especial em homenagem ao Dia do Professor. (24.09.2010).
Prezados senhores,
Prezadas Senhoras, caros homenageados!

Pelo terceiro ano consecutivo, tenho o prazer de homenagear uma das mais importantes categorias profissionais: os professores. Educadores que exercem o Magistério com competência e dedicação.

Também tenho a honra de prestigiar categorias profissionais de extrema importância para a sociedade como juízes, advogados, secretários municipais de Educação, subsecretários, homens públicos, bancários, empresários, médicos e ambientalistas. Profissões que também ensinam o tempo todo. Ensinam justiça, solidariedade, respeito à natureza, compromisso com uma sociedade mais democrática e com oportunidade para todos.

Os homenageados desta manhã são uma amostra do orgulho que temos dos goianos. Cada um deles tem uma história única, uma trajetória de muito trabalho, de superação de obstáculos, de doação e, principalmente, de sucesso.  São homens e mulheres de diversas regiões de Goiás, que contribuem, significativamente, com o desenvolvimento de suas instituições, de suas cidades e se dedicam à construção de um presente mais feliz e um futuro mais promissor para todos.

A minha iniciativa ao propor ao Parlamento goiano a homenagem desta manhã é uma forma ímpar de reconhecer e agradecer o magnífico trabalho que cada um dos senhores e das senhoras desempenham em defesa de Goiás. A Medalha de Mérito Pedro Ludovico Teixeira que os homenageados recebem nesta sessão solene é a maior condecoração do Legislativo goiano. É um orgulho poder reconhecer, de forma simples e, ao mesmo tempo, tão significativa a contribuição que vocês, meus amigos, têm dado à nossa sociedade.

Como tornou possível esta justa homenagem a diferentes categorias profissionais? Tem uma citação, universal, porque respeita todas as crenças, que está em Coríntios 12(5-6) que lembra nossas diferenças e ao mesmo tempo ressalta nossas semelhanças: os ministérios são diversos, mas um só é o senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

T
odos os homenageados desta manhã são mestres na arte de ensinar. Verdadeiros mestres na forma de viver. Conheço de perto a caminhada pessoal e profissional de cada uma e de cada um aqui presente. São mulheres e homens que unem sensibilidade e inteligência. Cidadãos de uma história feliz e de sucesso que, reafirmo, contribuem na formação de uma sociedade mais justa e mais humana.

E
sta sessão tem um significado muito especial. A homenagem que fazemos aos professores é justíssima. Ninguém melhor do que Rubem Alves para expressar a importância daqueles que se dedicam à arte de ensinar quando afirma: ensinar é um exercício da imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.”

O sonho das crianças, dos jovens e dos adultos é o de ter uma aprendizagem significativa e, neste sentido, temos a certeza de que a melhoria da Educação brasileira, portanto goiana, depende em grande parte, da valorização dos educadores. Todas as profissões são especialmente valiosas e são capazes de edificar grandes sonhos porque contam com profissionais altamente comprometidos com o que fazem.

Caros homenageados,

É
um privilégio contar com parceiros amigos, sensíveis e atuantes. Torno público meu reconhecimento pela forma ética que nossos ilustres homenageados atuam: quanta determinação e senso de justiça aprendemos com vocês.

O histórico deste Parlamento haverá de guardar, para sempre, a minha honra em ser o instrumento desta homenagem que representa uma amostra significativa de profissionais com comprovada credibilidade.

Amadas homenageadas e amados homenageados,

Que a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira represente um incentivo para vocês. Que Deus, nosso mestre maior, conceda-lhes a sabedoria necessária para que todos conquistem novos e importantes projetos.

A inclusão de seus nomes, caras homenageadas e caros homenageados, na galeria dos benfeitores de nosso Estado é um privilégio para esta Casa de Leis, pois profissionais como vocês são referências para a nova geração e fazem da terra goiana uma terra onde nos orgulhamos de viver!

Muito obrigado!