Coronel Queiroz presta homenagem a Corpo de Bombeiros

06 de Dezembro de 2010 às 18:50
Discurso proferido pelo deputado Coronel Queiroz (PTB) durante solenidade comemorativa aos 52 anos do Corpo de Bombeiros. (06.12.2010).

Boa noite senhoras e senhores,

Inicialmente gostaria de agradecer a deus pela inenarrável oportunidade de poder estar aqui junto com amigos e companheiros de longa data.

Esse momento é de sublime importância, pois simboliza um agradecimento e o reconhecimento que não é só meu ou desta casa Legislativa, sobretudo, é do povo goiano a essa corporação do: “vidas alheias e riquezas a salvar”.

Essa sessão é em homenagem ao Dia dos Bombeiros. Esse dia é comemorado nacionalmente, todos os anos, na data de 02 de julho, uma vez que, nessa mesma data, no ano de 1856, por um decreto imperial de Dom Pedro II, o príncipe filósofo e abolicionista, criava-se uma das corporações mais significativas para o povo brasileiro.

O primeiro modelo operacional usado naquela época era o da brigada francesa, e a corporação intitulava-se Corpo de Bombeiros provisório da corte. O Corpo de Bombeiros foi regulamentado em 1860 e militarizado em 19 de julho de 1880.

Desde aquela época o Corpo de Bombeiros vem ajudando a construir a história brasileira. E em Goiás não é diferente. No ano de 1957, mais precisamente no dia 05 de novembro, onze profissionais foram enviados ao estado de Minas Gerais para fazer o curso de Bombeiros Militar e no ano seguinte, por meio da lei n° 2.400, de 17 de dezembro de 1958, fora criada uma companhia de bombeiros.

Agora em 2010 o nosso Corpo de Bombeiros completou 52 anos! O que é um marco em termos de existência!
Em Goiás o Corpo de Bombeiros ganhou autonomia administrativa e fincaneira com a Constituição Estadual de 1989, separou-se da irmã siamesa, a Polícia Militar, e firmou-se com uma identidade própria, sendo representada por um brasão dos mais belos e significativos do Brasil, cujo tema central é a figura mitológica da Fenix – aquela que resurge das cinzas – também tem um slogam que já se tornou um epiteto inolvidavel: vidas alheias e riquesas a salvar.

Mas não é só pela criatividade de nossos bombeiros com seus marcos simbólicos que essa corporação, cujo patrono é Dom Pedro II, se destaca. É pelo trabalho arduo que empregam em favor dos goianos que precisamos reconhecê-los e homenageà-los.

Depois de mais de 20 anos de emancipação, os bombeiros em Goiás cresceram de algumas poucas unidades operacionais para quase trinta. Isso dá uma média de mais de uma nova Brigada de Bombeiros por ano, instalada nas cidades do interior de Goiás e também na capital.

Ressalte-se que apesar desse importante crescimento em Goiás, muito ainda precisa ser feito, pois no Brasil, segundo um levantamento do IBGE, cerca de
apenas 635 municípios dispõem de uma brigada do Corpo de Bombeiros Militar. Isso é muito pouco, pois, representa somente 11,41% de todo os municípios do país, que tem 5.564 cidades.

Isso nos dá uma clara mostra do quanto de trabalho ainda temos pela frente, todos nós homens e mulheres que realizamos nossos labores na segurança pública.

Todavia, basta que sigamos o exemplo daqueles que antecederam na construção dessa corporação cinquentenária. Homens que com seu vigor físico e intelectual agregaram valor, estrutura, cultura e riquezas materiais e humanas na história recente dessa ainda tenra corporação.

E
em nenhum lugar no mundo conheço qualquer estrutura ou organização que fique de pé sem uma base sólida, arraigada à valores e culturas como a disciplina e a noção do bem servir e inclusive colocando suas vidas em risco para a defesa e proteção de homens, mulheres e crianças desse nosso Estado.

Estou me referindo aos nossos valorosos soldados, bravos cabos, abnegados sargentos e subtenentes e os experientes oficiais, estes homens que hoje compartilham dignamente seus postos de combatentes do fogo com as mulheres desafiam o perigo destemidamente e segundo Péricles, que viveu em Atenas, no Século Quinto Antes de Cristo, e que ajudou a colocar a civilização grega no apogeu da democracia, enquanto chefe de estado e estrategista já reconhecia que   "aquele que morre por sua pátria, serve-a mais em um só dia que os outros em toda a vida ."

Por isso e por fim, nessa data relembremos aqueles que se foram vergando suas fardas, encarando o perigo com a mesma austeridade com que viveram seus dias de glória. Que suas famílias recebam nossas homenagens nesse dia. Que suas memórias sejam para sempre enaltecidas no embalo da formação de novos heróis e bendito seja Deus por permitir que esses bravos vivessem conosco compartilhando suas virtudes.

Meus amigos bombeiros homenageados! Recebam a maior de todas as honrarias dessa casa Legislativa. A comenda Pedro Ludovico Teixeira. É o nosso reconhecimento por sua faina. Por sua coragem e pelo seu destemor.

Quero destacar também, neste momento ímpar, dois grandes homens que enobrecem o estado de Goiás com suas presenças.

São dois goianos por adoção que escolheram o nosso Estado para viver e que contribuem significativamente para a grandeza de nossas instituições.

São eles:
Vicente da Silva Carvalho; e

Laudir Pancieri.
Esta Casa me autorizou em nome do povo goiano a honra em atestar-lhes o título de cidadãos goianos.

Recebam nossa homenagem de reconhecimento, outorgando-lhes o registro de goianos honoríficos e continuem enobrecendo nosso estado com suas obras.

Por fim, quero fazer um breve balanço de nossa Legislatura. Quero destacar que desde 2007 até agora em 2010, foram aprovados por esta casa 563 requerimentos e 58 projetos de lei de nossa iniciativa. Sem dúvida alguma é uma das maiores produções legislativas desta Casa.

Termino, então, agradecendo a todos e desejando um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Parabéns pelo Dia Nacional dos Bombeiros Militares.
Que Deus vos protejam e vos amparem!
E que assim seja! Um abraço a todos!