Fábio Sousa aposta em nova jornada para o Estado

01 de Janeiro de 2011 às 09:38
Íntegra do discurso proferido pelo deputado Fábio Sousa (PSDB) em nome da bancada de situação durante solenidade de posse do governador Marconi Perillo. (01.01.2011)

Prezados senhores,
Prezadas senhoras,

Hoje se inicia uma nova jornada para o nosso Estado. Uma jornada de esperança e de realizações. Uma jornada de construção de um futuro para todos os goianos. Trata-se de uma esperança fundamentada não apenas no que será construído, mas também naquilo que já foi feito em um passado recente.

Esperança que se renova no voto depositado na chapa que hoje toma posse no Governo do Estado. Marconi Perillo vem para o seu terceiro mandato no desafio de superar a si mesmo, seus primeiros governos, com a força de quem venceu uma convergência de todas as demais, com a determinação e juventude que lhe é peculiar, mas também com a experiência adquirida, necessária para a condução de nosso Estado.

Junto com Marconi, um brilhante advogado, Dr. José Eliton, agora vice-governador, provando que quando um profissional de sucesso entende o chamado de servir ao seu povo, com determinação obtém êxito. Sem duvida será um grande parceiro.

Juntos aceitam o desafio de gerir o nosso Estado nos próximos quatro anos. Não será fácil. As demandas de um estado progressivo como o nosso não param e com elas as dificuldades.

Sem dúvida deveremos ter paciência para com os primeiros dias de Governo. O provável desencontro financeiro e as reais situações deverão requerer de nosso governante grande atenção. Mas o povo goiano, compreensível que é, saberá ajudar o nosso governador. Pois como disse Einstein, "No meio das dificuldades, encontramos as oportunidades".

Inicia-se, portanto, um novo processo de governo. Governo ágil, solidário com os que mais precisam, companheiro, rigoroso na busca dos acertos, sem terceirização das decisões, mas que busca o potencial que há em todos.

Podemos esperar programas sociais, como o Renda Cidadã e o Bolsa Universitária, de alcance inigualável. Podemos visualizar a chegada de novas indústrias e a fomentação das que aqui estão. Podemos, portanto, ver a geração de novos empregos e o fortalecimento daqueles que já existem. Certamente os servidores públicos serão extremamente valorizados.

Podemos visualizar o fortalecimento do agronegócio, nosso principal combustível. Podemos enxergar a infraestrutura que tanto almejamos sendo construída e junto com ela o desenvolvimento sustentável, a grande preocupação deste século.

Temos a certeza de que os municípios goianos terão na nova administração um governador municipalista, inclinado para as demandas dos prefeitos, vereadores e da população local.

Governador Marconi, a minha querida Goiânia, nossa Capital, requer de vossa excelência uma atenção especial. Problemas como o trânsito caótico, transporte coletivo inadequado, violência crescente com o avanço das drogas, um sistema de saúde precário e a falta de um programa habitacional eficiente, são alguns dos desafios que iremos enfrentar. Goiânia merece e terá do senhor, goianiense de nascimento, a dedicação merecida.

Portanto pressentimos hoje um estado onde todos terão oportunidade.

Tenho certeza de que com este intuito, o governador Marconi Perillo encontrará na Assembleia Legislativa a sua maior parceira. É do interesse destes deputados a construção de um Estado mais justo, fraterno e próspero.

Todos sabem que cabe à Assembleia Legislativa ser um poder igualitário entre seus membros, transparente, autônomo e sobretudo independente.

Mesmo como poder independente, aos deputados de oposição e aos deputados de situação cabe a consciência de fazer o que é melhor para todo estado.

Menciono de forma honrosa os deputados que aqui estão e que não estarão conosco na próxima legislatura. Homens e mulheres de valor que contribuíram com nosso estado, mesmo sem apoio necessário. Seus nomes já estão nos anais desta Casa e também na história de Goiás.

Aos novos deputados fica o convite e a certeza de que juntos faremos o que for melhor, como parceiros, para o Governo e para o Estado. Ser deputado é uma missão confiada a nós pelo povo que jamais deverá ser motivo de desonra ou chacota.

Ao nosso novo governador, a sua equipe, fica os nossos votos de extremo sucesso. Não apenas a nossa torcida. Contem com a nossa força, com o nosso companheirismo, com o nosso trabalho.

Cora Coralina, nossa maior poetisa, nos ensinou que "o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".

Governador Marconi Perillo conte com sua base de sustentação na caminhada da construção do melhor Governo da vida dos goianos.

Que Deus o abençoe governador Marconi.

Que Deus abençoe a todos!