Jardel Sebba presta homenagem ao Banco do Brasil

29 de Junho de 2011 às 10:03
Discurso proferido pelo deputado Jardel Sebba, presidente da Assembleia Legislativa, durante sessão especial em homenagem aos 90 anos do Banco do Brasil em Goiás. (29.06.2011).
Senhoras, senhores,

A Assembleia Legislativa tem a honra de homenagear, nesta manhã, uma instituição que faz parte da história de lutas e vitórias do nosso Estado e que é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores patrimônios e fonte de orgulho para todos os brasileiros. Há 90 anos, o Banco do Brasil abria sua primeira agência em Goiás na cidade de Ipameri, vizinha da minha querida Catalão, no Sudeste de Goiás.

O pedido de um fazendeiro da região ao então presidente da República, Epitácio Pessoa, foi o que garantiu a instalação da primeira unidade dessa instituição financeira bicentenária em nosso Estado. Hoje, o processo acelerado de desenvolvimento de Goiás é que tem ditado o ritmo de expansão do Banco do Brasil em nossa terra.

Atualmente, são 154 agências espalhadas por 141 municípios goianos. Esse importante banco estatal, maior conglomerado financeiro da América Latina, detém nada menos do que 84% de toda a carteira de crédito agrícola e aproximadamente 45% do crédito total.

A partir de janeiro de 2012, essa forte relação com os goianos, e com todos os brasileiros, vai se estreitar e se fortalecer ainda mais. O Banco do Brasil venceu a licitação para assumir o Banco Postal e e estará presente nos 246 municípios goianos por meio das agências dos Correios.

Nas últimas décadas, Goiás tem fortalecido e diversificado sua economia, consolidando-se com um grande celeiro do nosso País e avançando na industrialização e na prestação de serviços. O Banco do Brasil, sem sombra de dúvidas, tem sido um grande parceiro desse processo de crescimento econômico com inclusão social, apoiando todos os segmentos do setor produtivo e atuando fortemente em programas com alcance social.

Caberá ao Banco do Brasil, por exemplo, papel de protagonista na segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, que visa facilitar o acesso de brasileiros de baixa renda à moradia própria.

Essa valorosa instituição bancária também tem papel de destaque na oferta de crédito subsidiado à Agricultura Familiar.

É preciso destacar ainda a importância de programas como o AABB Comunidade, que atende crianças de 6 a 18 anos incompletos, oferecendo oportunidades de complementaridade escolar e inserção social.

Aproveito a oportunidade para agradecer e reverenciar o trabalho de cada um dos servidores do Banco do Brasil, em nome do seu superintendente estadual, João Batista Trindade Filho. Uma grande instituição é muito mais que uma marca. Ela é fruto do esforço cotidiano e do somatório de talentos individuais. Ela é resultado de muita dedicação e espírito público.

Encerro meu pronunciamento agradecendo a todos pela presença, em especial ao governador Marconi Perillo, cujo  governo vem projetando Goiás com um dos principais estados na geografia do desenvolvimento do Brasil.

Reforço, por último, meus votos de parceria cada vez mais estreita entre o Banco do Brasil e o povo de Goiás.

Um grande abraço a todos e que Deus ilumine nossos passos para que, juntos, possamos continuar escrevendo a muitas mãos uma história de grandes vitórias.