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Servidores Públicos são homenageados por Francisco Júnior

21 de Outubro de 2011 às 09:25
Discurso proferido pelo deputado Francisco Júnior (PSD) durante sessão especial comemorativa ao Dia do Servidor Público (21.10.2011).

Bom dia senhoras e senhores homenageados, familiares e  todos os presentes,

Em qualquer ambiente de trabalho – seja em uma empresa ou no poder público -, o que há de mais valioso é o ser humano.

No serviço público é ainda mais. Quem procura o serviço público busca soluções para todo o tipo de dificuldade e espera que a resposta seja imediata. Algo que muitas vezes não ocorre.

Mas é preciso dizer que, mesmo tendo em mãos algo que está acima das suas possibilidades, o servidor público tem o dever e o compromisso de atender bem e sempre estar à disposição da população.

Ser servidor público é se colocar à disposição. Uma proposta de vida, de servir de maneira verdadeira, acolhendo e valorizando a dificuldade e a necessidade do outro. E é justamente para enaltecer a história de servidores que têm se destacado, que esta sessão especial de homenagem foi proposta.

O Dia do Servidor Público é uma data oficial dos calendários municipal, estadual e federal, que dedica o dia 28 de junho a todos os que se empenham para o fortalecimento dos poderes e para fazer com que as ações do executivo, do legislativo e do judiciário alcancem cada vez mais pessoas.

Além de incentivar e de valorizar, queremos estreitar os laços entre colegas. Laços que são importantes quando passamos mais tempo ao lado dos colegas de serviço do que da própria família.

Desde quando ainda era Secretário de Planejamento, sei que nada é tão importante e serve mais de motivação do que ter reconhecido o valor do seu trabalho. 

São os servidores públicos que tornam efetiva a expressão “bem comum”. E é por meio da atuação de cada um destes servidores que o Poder Público existe e se manifesta.

Estudos revelam que nas organizações em que há a implantação de uma política de capacitação e reconhecimento ao mérito, o nível educacional se desenvolve. Quando uma organização não considera o know-how de seus servidores, ela simplesmente deixa de estimular os potenciais.

Para que uma instituição aprimore os seus serviços, é primordial a criação de um ambiente mais estimulante, em que os trabalhadores se sintam responsáveis pelos resultados que a organização possa alcançar.

Cursos e treinamentos proporcionam aos servidores envolvidos qualidade e competência técnica para melhor executarem suas tarefas, enfatizando o desempenho coletivo e promovendo melhoras no desenvolvimento humano, funcional e institucional.

E isto já é reconhecido pelos gestores públicos, em uma visão de que um serviço público de qualidade só ocorre quando existe o reconhecimento da importância do trabalhador, e que isto faz parte de uma visão de investimento, e de melhoria do ambiente profissional e nas condições de trabalho.

O principal beneficiado nestas melhorias não é o servidor publico, mas a população em geral. Estando o servidor motivado e feliz, vai atender ainda melhor e, em última instância, beneficiar a toda a nossa sociedade.

Melhor servido e ciente dos seus direitos, o cidadão estará ainda mais interessado em acompanhar a administração pública e exercer o controle social, algo primordial para que o Estado funcione e atenda às suas necessidades.

Muito obrigado.

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