Sônia Chaves presta homenagem a personalidades do Entorno

31 de Outubro de 2011 às 15:02
Discurso proferido pela deputada Sônia Chaves (PSDB) durante sessão especial em que foram homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira diversas personalidades da região do Entorno do Distrito Federal. (31.10.2011).

Senhor presidente,
Senhores deputados
Servidores desta Casa,
Telespectadores da TV Assembleia,
Senhoras e senhores homenageados e familiares

É com muita honra que recebo todos aqui nesta noite. Foram dias incansáveis com a nossa equipe para que tudo saísse como planejado.

Confesso que este momento é a realização de um sonho, um grande sonho que é homenagear pessoas que tanto tem contribuído com a nossa região do Entorno.

Assim como vocês tenho uma vida inteira dedicada e acreditando em dias melhores para nossas cidades.

Desde muito cedo tive de acompanhar as principais mazelas que afligiam nossa gente, era a falta de saneamento básico, de infraestrutura, escolas e saúde pública de qualidade, faltava esporte, lazer, cultura e segurança pública, mas foi inspirada em cidadãos como vocês que não me acovardei, tive de tomar uma decisão muito importante que foi deixar a sala de aula para me lançar na vida pública.

Não poderia me conformar com tudo que acontecia diante dos nossos olhos sem tomar providências mais contundentes.

Foi aí que arregacei as mangas e fui a luta com a parceria do povo e ajuda de todos que aqui estão.

Resolvi alçar vôos ainda mais altos ocupando uma cadeira nesta casa para continuar a lutar pela nossa região tão sofrida e marcada pelas desigualdades sociais gritantes.

Mas não estou aqui para reforçar a triste imagem que se tem do entorno, já tão maculada pelas primeiras páginas dos jornais, estou aqui para agradecê-los pela coragem de também lutar para que tenhamos uma sociedade mais justa, mais igualitária.

Sabemos que os desafios são muitos, com todo esforço que tenhamos feito a estrada ainda é longa e quanto mais caminhamos, parece estar mais longe de seu fim.

A vocês quero pedir que não desistam de tentar transformar nosso entorno numa região melhor porque se assim não fizermos estamos endereçados aos caos social.

Precisamos reduzir drasticamente a violência que cerca nossas cidades. É preciso expurgar o tráfico de drogas, que está na porta dos pais de família, acabar com os roubos, com os homicídios, com os assaltos. Aqui temos homens que se dedicam diuturnamente a esta tarefa, que se sujeitam a horas excessivas de trabalho, que deixam mulher e filhos para travar uma luta grande contra a violência.

Aqui também temos religiosos que contribuem com a evangelização, levando a palavra de Deus a nossos lares, temos professores que assim como eu acreditam que só por meio da educação poderemos mudar esta triste realidade, temos personalidades que dedicam a salvar vidas, gestores que em cada uma de suas pastas buscam melhorar a qualidade de vida para o próximo, enfim, são pessoas que com muito orgulho quero prestar essa singela homenagem.

Quando pensei em homenageá-los queria que fosse a maior honraria que alguém pudesse receber. Queria que fosse algo que ficasse marcado para sempre na vida de todos vocês. Então decidi pela Medalha de Honra ao Mérito Pedro Ludovico Teixeira a condecoração máxima concedida por serviços prestados ao estado de Goiás.

São merecedores a esta honraria somente aqueles que como vocês não medem esforços na luta pelo próximo.

Hoje são poucos mais de 130 homenageados, fico feliz por saber que tanta gente luta pelo mesmo ideal.

Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto facilmente se torna uma prazerosa realidade.

Esperamos que este número possa em pouco tempo se transformar num exército de homens e mulheres para num próximo futuro termos um Entorno cada vez melhor.

Como cristã lembro-me de uma frase de Cícero que diz que nenhum dever é mais importante do que a gratidão. E somos gratos a vocês que se dedicaram a cumprir uma missão tão importante. Finalizo agradecendo a todos os servidores desta Casa e a nossa equipe pelo empenho.

Fiquem todos na paz do Senhor, que Deusabençoe a todos e meus sinceros parabéns!!!