Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentar presta homenagem ao biomédico

24 de Novembro de 2011 às 20:41
Discurso proferido pelo deputado Karlos Cabral (PT) durante sessão especial em homenagem ao Dia do Biomédico. (24.11.2011).

Cumprimento aos senhores e senhoras que se fazem presentes aqui, senhores homenageados, convidados da Tribuna de Honra, meus nobres pares e a todos que vieram comemorar juntamente com os profissionais agraciados esta homenagem tão justa.

Esta sessão destaca o Dia do Biomédico, em homenagem aos profissionais que reconhecidamente contribuem para a melhoria de vida e da saúde da população brasileira.

O dia 20 de novembro rememora o dia em que os Biomédicos conseguiram uma grande vitória, o reconhecimento da profissão e a garantia dos seus direitos de exercício das análises clínicas. Ao longo dos anos, a profissão tem sido marcada com muito mais sucesso do que imaginávamos há mais de 20 anos.

Muitos ainda não têm em clareza do papel do Biomédico e os diferentes ramos de atuação dos profissionais.

Pensando nisso, realizamos uma pesquisa e localizamos um vídeo produzido pelo Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (SP), que gostaria de compartilhar com todos.

-- pausa para exibição do vídeo -- (5m07s

http://www.youtube.com/watch?v=3T5HUj5TMzI)

São muitas áreas de atuação, não é verdade?

A Biomedicina, digo sempre, é uma atividade da maior importância para todos nós.

Para quem faz a pergunta: o que um biomédico faz? Posso afirmar que muitos de nós, já estivemos sob a responsabilidade de um profissional de Biomedicina, talvez até mesmo sem saber.

Eu diria que o Biomédico é um profissional bastante eclético, que dá um suporte necessário sem o qual a própria medicina não teria êxito. Ele é alguém que é apaixonado pela saúde, que dedica sua carreira à pesquisa.

Há sempre alguém que sabe antes de todos o resultado de um teste de paternidade, o diagnóstico de uma doença, a consequência de um exame laboratorial e até se a fertilização in vitro se tornará o tão sonhado bebê. Ele é o Biomédico, profissional que está “escondido” aos olhos do público, mas que é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e análises clínicas.

Foi responsabilidade de um Biomédico identificar a ossada de um caso famoso na mídia: a morte do jornalista Tim Lopes, repórter especial da TV Globo. O Senhor Franklin David Rumjanek emprestou a sua competência para afirmar, com convicção, que aquele era mesmo o corpo do jornalista assassinado.

Quem não ouviu ou comentou o caso do Pedrinho, amplamente divulgado por toda a imprensa, sobre o garoto que foi retirado dos braços da mãe? A criança recém-nascida foi sequestrada em um hospital de Brasília e veio para Goiânia, tendo sido criado pela sua sequestradora como mãe. Enquanto isso, a verdadeira mãe desenvolvia um trabalho incansável para localizar o próprio filho.

Após anos de procura, Pedrinho foi localizado com outro nome, Oswaldo, e outra família. A identificação foi realizada e a verdadeira mãe pôde ter certeza de que ele era seu filho, graças ao trabalho irrefutável de um biomédico, através do exame de DNA.

Esse profissional deu alento à mãe, que durante 16 anos conviveu com a ausência do filho, e por um momento, teve a certeza de tê-lo resgatado: o momento em que leu o resultado, incontestável, de que Oswaldo era o seu Pedrinho.

 O projeto Genoma (desenvolvido por diversos países a fim de desvendar o código genético de determinado organismo), é o maior exemplo do quanto a Biomedicina é hoje grande aliada do homem, nas conquistas científicas e tecnológicas.

Temos brasileiros valiosos, profissionais da área, que integram contundentemente este projeto. Mas, este é somente o exemplo mais conhecido. Há outras tantas atividades envolvendo esses profissionais que trabalham incansavelmente para prover um futuro melhor no que se refere à saúde mundial.

Os Bioquímicos, como já dito, atuam nas mais diversas áreas, todos desempenhando com muita competência suas funções. Por falar em competência, não poderia deixar de mencionar e parabenizar as organizações institucionais e sindicais, ligados à Biomedicina.

Foram anos de trabalho e dedicação de alguns profissionais que, muitas vezes, abriram mão de suas próprias ambições para envidarem esforços em prol da consolidação de normas e estatutos.

Mas, não foi em vão. Hoje, os biomédicos são inscritos em entidades que propiciam condições mais adequadas de organização, que garantem à categoria segurança e defesa dos seus direitos.

Faço aqui deferência especial aos Biomédicos que estão sendo homenageados por mim, profissionais altamente qualificados: Dr. André Fernando Gomes, Dr. Aparecido Divino da Cruz, Dr. Cláudio Lôbo Mecenas, Dr. Domício Vieira da Silva, Dr. Frank Sousa Castro, Dra. Karlla Greick Batista Dias Penna, Dra. Kátia Karina Verolli de Oliveira Moura, Dra. Luciana Alves de Oliveira, Dr. Marcos Vinícius Milki, Dra. Rejane da Silva Sena Barcelos, Dr. Rony Marques de Castilho, Dr. Sérgio Henrique Nascente Costa e em especial os meus conterrâneos que valorizam a minha querida Rio Verde: Dr. Hindenburg Cruvinel Guimarães da Costa e Dr. Romel Bello Macedo, que de forma brilhante representam a todos os biomédicos, que dedicaram e dedicam suas vidas à pesquisa e à produção de conhecimento, tarefa honrosa e de grande valia para a sociedade.

Não posso deixar de mencionar os Biomédicos homenageados pelos meus nobres pares: Deputada Isaura Lemos que presta à sua homenagem ao Dr. Érico Meireles de Mello, o Deputado Major Araújo, que faz a sua homenagem à Dra. Isabel Cristina Almeida Rodrigues e Barros, o Deputado Francisco Júnior, que faz a sua homenagem ao Dr. Paulo Luiz C. Franciscantonio e o Deputado Humberto Aidar que homenageia a Dra. Daniela Prado Gomes e a Dra. Neriana Soares Cadurim. Aos Senhores e Senhoras meus sinceros cumprimentos e saudações pelo Dia do Biomédico. É uma honra para nós a presença de todos os homenageados e colegas.

Quero registrar o meu abraço caloroso a todos os profissionais desta área, a todos os estudantes da Biomedicina e a todos que, de alguma maneira, ajudam a fazer desta profissão, uma atividade do futuro.

Os últimos anos têm sido de importantes transformações e desenvolvimento em nosso país. O reconhecimento do Biomédico é um exemplo disso. Ainda há muito a evoluir a fim de promover a inclusão social e a melhoria no padrão de vida de todos os brasileiros.

Nós, que somos de uma minoria que teve a oportunidade de cursar o ensino superior, temos a responsabilidade de trabalhar para a manutenção e a melhora dessas conquistas.

O Biomédico é convidado a participar desse processo, assumindo a sua parte na responsabilidade por um Brasil ainda melhor.

Vocês são únicos! Orgulhem-se, exibam e defendam a originalidade da sua profissão!

Mais uma vez, parabéns pelo dia!

Muito obrigado a todos!

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.