Presidente Jardel Sebba destaca atuação de Simão Cirineu

16 de Abril de 2012 às 20:57
Pronunciamento do deputado Jardel Sebba, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, durante sessão solene de entrega do Título de Cidadão Goiano a Simão Cirineu Dias, Secretário da Fazenda do Estado de Goiás - 16.04.2012

* Jardel Sebba - Presidente da Assembleia Legislativa

Senhoras, senhores,

Ao escrever sobre Goiás, o historiador Nasr Chaul definiu a identidade goiana como síntese do sertão e da cidade, fusão entre o velho e do novo, combinação entre o antigo e o moderno, que envolve o rural e o urbano e integra o atraso e o progresso pelos caminhos da história.

O escritor José Mendonça Teles traduziu muito bem esse sentimento, lembrando que ser goiano é pisar no universo sem tirar os pés deste chão abençoado. É ser justo, honesto e amante da liberdade. Porque ser goiano é olhar para a lua e sonhar. É cultivar a goianidade como herança maior.

Nesta noite, a Assembleia Legislativa concede com muita honra e justiça o título de cidadão de nosso Estado a um maranhense da cidade de São Luiz que se fez goiano de coração e hoje também divide conosco o amor incondicional às coisas de Goiás.

Falo de Simão Cirineu Dias, competente secretário de Estado da Fazenda, que conquistou nossa admiração e profundo respeito exercendo esta importante missão com eficiência e simplicidade, mas também com a firmeza de propósitos típica dos verdadeiros goianos.

Tenho certeza de que ainda está muito viva na memória de cada um dos presentes a lamentável situação financeira em que o Estado de Goiás se encontrava mergulhado em janeiro de 2011.

A folha dos servidores em atraso. O Estado combalido por um governo letárgico que sangrou os cofres públicos e promoveu uma vergonhosa farra com o dinheiro no apagar das luzes daquela desastrada gestão. A sociedade intranquila e a nossa economia estagnada.

A convite do governador Marconi Perillo, Simão Cirineu não titubeou diante do enorme desafio e assumiu a árdua missão de sanear as contas do Estado.

Com sua disciplina e determinação, plantou e colheu amizades, num solo marcado pela aridez das dificuldades extremas. Angariou respeito por saber dizer não com sensatez e sim com parcimônia e verdade.

E o saldo do primeiro ano de trabalho do Governo Marconi Perillo na área fiscal não poderia ser melhor: o Estado colocou a folha rigorosamente em dia, reequilibrou as contas e fechou o balanço anual com um superávit histórico.

Com seriedade e muita garra, o atual governo restabeleceu a confiança dos investidores e retomou o crescimento da economia estadual. Tenho orgulho em apoiar esta administração e ser companheiro do governador Marconi Perillo. Alias, tenho muito orgulho, governador.

Caro secretário Simão Cirineu, Goiás irá recebê-lo e dona Aldenira, que é muito simpática , sempre de braços abertos.

Com este título de cidadania, nobre secretário e estimado amigo, espero que reforce os laços de afeto com Goiás e os goianos.

Laços que, na verdade, começaram a ser estabelecidos antes do convite formulado pelo nosso governador para comandar as finanças do Estado.

Todos sabemos que há muito conhecia e apreciava os encantos da nossa terra. Já havia provado as delícias da nossa culinária e se rendido ao charme ancestral de Pirenópolis e ao conforto das nossas águas quentes.

Goiás se orgulha muito deste seu mais novo filho, que é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão e ocupou cargos públicos de grande relevância como o de Ministro Interino da Integração Nacional, Secretário de Planejamento do Estado do Maranhão e Secretário da Fazenda de Minas Gerais.

Um experimentado e competente gestor público, que é também um homem de hábitos simples e coração puro. Pai de família devotado, amigo dos amigos, apreciador da boa música, da dança e do futebol. Um homem que, como todo goiano, sabe que a família é base de tudo.

Quero me despedir lembrando a nossa eterna poetisa Cora Coralina, que dizia que o saber a gente aprende com os mestres e os livros, mas a sabedoria, só com a vida e os humildes.

Que Deus nos permita acumular saber e sabedoria para defender as causas maiores do nosso querido Estado de Goiás, sem jamais desprezar nossas raízes e sempre nos conduzindo com ética e responsabilidade.

Amigo Simão,

Você se torna de fato o que já era de direito: Cidadão Goiano.

Um grande abraço.