Helder Valin presta homenagem a construtor do Palácio Alfredo Nasser

30 de Outubro de 2012 às 11:40
Discurso proferido pelo deputado Helder Valin (PSDB) durante sessão especial que prestou homenagem ao engenheiro Clay Mendes. (29.10.2012)

Senhoras, senhores,

Nesta noite, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás tem a honra de conceder sua mais alta honraria a um grande goiano cujos frutos são reconhecidos no campo acadêmico, profissional, e que é também o patriarca de um clã de profissionais renomados, especialmente no campo das engenharias, mas também em outras áreas como o jornalismo político.

Engenheiro responsável pela construção do palácio Alfredo Nasser, sede do Legislativo estadual, e que acaba de completar cinco décadas, do alto dos seus 91 anos, o Doutor Clay Mendes, é símbolo do orgulho de ser goiano, de competência, ética, lucidez, amor aos estudos e ao trabalho. Valores que foram transmitidos aos filhos: Antônio Carlos, José Mauricio, Mauro, Cristiana, Ana Luzia, Lúcio, Lethícia, Inês, Suzana e Francisco.

Ao lado da saudosa e companheira dona Maria José, o engenheiro Clay Mendes construiu uma família admirável, tão sólida quanto os prédios que ergueu por todo este Estado.

Mesmo viajando com freqüência, foi um pai presente, amoroso, inspirador.  Transmitiu seus conhecimentos às gerações futuras como professor da Universidade Federal de Goiás e também da antiga Escola Técnica Federal, de onde tive a honra de ser aluno. Foi sempre um pesquisador dedicado e incansável e um profissional ousado.

Nascido na amada e histórica cidade de Goiás, antiga capital do Estado, filho do comerciante e construtor português Maximiano Mendes e da poetisa goiana Josefina Pinheiro  Mendes, teve professores ilustres como Venerando de Freitas Borges, que viria a ser o primeiro prefeito da capital, e André Franco Montoro, posteriormente governador e senador por São Paulo.

Fez os cursos de Geologia e Mineralogia e em 1947, formou-se engenheiro civil, tornando-se um dos construtores pioneiros de Goiânia. Mantendo sempre especial paixão por métodos não convencionais, que lhe impunham desafios.

É também um grande apaixonado pelo bom futebol e ostenta o título de torcedor de número 33 do Goiás Esporte Clube.

Por tantos feitos, pelo belo legado intelectual, por ter construído uma das mais valorosas famílias de nosso Estado, o Doutor Clay Mendes é realmente merecedor  da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Esta Casa de Leis se orgulha por reconhecer a trajetória deste pioneiro, que engrandece Goiás e que nos faz ter fé em um futuro de grandes conquistas e desenvolvimento.

Obrigado aos familiares presentes. Aos que vieram de longe para partilhar essa noite de glória. Obrigado, mais uma vez ao Doutor Clay, por ter acreditado em nosso Estado, e por ter se dedicado à nossa terra e nossa gente.

Boa noite a todos e que Deus continue nos dando força, sabedoria e coragem.