Helder Valin discursa na posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

01 de Fevereiro de 2013 às 11:11
Pronunciamento feito pelo deputado Helder Valin, por ocasião de sua posse como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás, em 1º de fevereiro de 2013.

Prezados senhores,
Prezadas senhoras,

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse nesta manhã, consciente da imensa responsabilidade que assume junto à sociedade goiana.

Somos gratos pela confiança em nós depositada. Estamos plenamente cientes dos nossos deveres: respeitar a democracia e servir com dedicação ao nosso Estado.

Juntos, todos nós parlamentares, independentemente de nuances partidárias ou divergências ideológicas, reafirmamos o compromisso de representar com determinação e espírito público cada um dos mais de 6 milhões de goianos.

Continuaremos mantendo um relacionamento harmonioso, respeitoso e profícuo com os demais Poderes.

Jamais nos omitiremos, porque Goiás exige que o seu Legislativo seja forte e atuante.

Tal é a importância desta Casa de Leis que todos os governadores goianos eleitos pelas urnas desde 1982 exerceram mandatos nesta augusta Assembleia.

Aproveito este momento solene para reforçar dois compromissos indissociáveis: um, com o engrandecimento deste Poder; o outro, com o desenvolvimento social e econômico de Goiás.

Fomos eleitos pelos goianos de todos os recantos deste Estado e para eles devemos trabalhar incansavelmente.

Não temos o direito de decepcioná-los.

A população quer respostas ágeis e eficazes aos seus anseios.

O Poder Legislativo seguirá a agenda correspondente a um Goiás moderno e pujante, que se movimenta em constante transformação social e econômica.

Por isso, vamos investir ainda mais na digitalização dos processos, proporcionando economia de tempo, dinheiro. E, principalmente, poupando recursos naturais ao reduzirmos drasticamente o uso de papel.

O objetivo é claro: facilitar o acesso e estreitar o relacionamento direto do Legislativo com a sociedade.

Temos igualmente o dever de tornar esta Casa cada vez mais respeitada, mais democrática, mais próxima da sociedade.

Com os avanços tecnológicos, será cada vez mais simples para o cidadão não apenas acompanhar e entender os processos legislativos, como também participar, sugerir, cobrar resultados.

A Assembleia continuará a pautar-se pela garantia da governabilidade e na defesa intransigente dos mais legítimos interesses dos goianos.

Senhoras e Senhores,

Tive a honra de servir como líder do Governo nesta Casa nos dois últimos anos e sou testemunha da deferência que o governador Marconi Perillo dispensa ao Legislativo.

Mesmo porque ele foi deputado estadual e sabe da importância do nosso trabalho.

Com certeza, Vossa Excelência, senhor governador, contará sempre conosco nos projetos que assegurem a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

Receba a minha homenagem especial e o meu muito obrigado pela honrosa presença nesta solenidade de posse.

Compartilhamos do mesmo compromisso com a paz social, a ordem e o progresso pelo qual se guiam os demais poderes institucionais.

Juntos, como poderes que se complementam, Legislativo, Executivo e Judiciário vão prosseguir irmanados no combate às desigualdades que ainda atrasam o pleno desenvolvimento do Estado de Goiás.

Enfim, encerro as minhas palavras agradecendo primeiramente a Deus por ter me permitido chegar até aqui.

Também aos goianos, que me confiaram o quarto mandato consecutivo como deputado estadual.

Obrigado aos 40 colegas deputados, pela confiança e apoio. Sou profundamente grato aos colegas parlamentares que me incumbiram da missão de, mais uma vez, liderar este Poder com isonomia e respeito à diversidade política e ideológica.

Faço uma referência especial aos demais membros desta Mesa Diretora, Dr. Hélio de Sousa, Paulo Cesar Martins, Frederico Nascimento, Luis Cesar Bueno e Luiz Carlos do Carmo.

Que assumem comigo o compromisso de manter esta Casa no caminho da democracia, da retidão e do trabalho árduo em favor do Estado de Goiás.

Cumprimento de forma muito especial o ex-presidente desta Casa e agora prefeito de Catalão, Jardel Sebba.

Jardel foi um defensor vigoroso das premissas do Poder Legislativo e deixa seu nome marcado na história do Parlamento do Estado de Goiás.

As gestões que comandou serão sempre relembradas pelos alentados avanços que a Assembleia experimentou.

Agradeço ainda à minha equipe, que me acompanha há anos, com inestimável dedicação e lealdade.

Cumprimento todos os amigos, companheiros e servidores da Assembleia Legislativa, que com competência e responsabilidade têm prestado excelentes serviços aos goianos.

Aproveito para demonstrar minha profunda gratidão aos prefeitos, primeiras-damas, vereadores, demais autoridades presentes. Contem sempre com meu trabalho em favor do desenvolvimento dos nossos municípios.

Por fim, agradeço de forma muito carinhosa à minha família.

Minha mulher, Maria José, grande companheira, conselheira, sustentáculo do nosso lar.

Meus filhos, Graziela e Helder Henrique, meu genro Thiago, que muito me orgulham e alegram.

Agradeço ainda a minha querida mãe, Altiva, exemplo de vida e grande incentivadora de meu trabalho político.

Cumprimento meus irmãos, cunhadas, cunhados, sobrinhos, demais familiares e amigos.

Obrigado pela presença, carinho e compreensão.

Que Deus nos abençoe a todos e continue protegendo Goiás e o povo goiano.

Muito obrigado.