Fábio Sousa discursa em solenidade de transmissão de cargo

01 de Fevereiro de 2013 às 11:00
Discurso proferido pelo deputado Fábio Sousa (PSDB) durante a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. (01.02.2013).

Senhoras e Senhores,

Permita-me fazer algumas considerações antes de empossar a nova Mesa Diretora. Tenho a honra de fazer parte deste Parlamento por duas legislaturas. Pude ocupar a presidência de comissões importantes incluindo a Comissão de Justiça, relatei e apresentei diversos projetos e nos últimos anos ocupei a vice-presidência na administração do deputado Jardel Sebba.

Cargo que fui eleito honrosamente de forma unânime pelos colegas deputados, juntamente com o presidente, e que tenho certeza cumpri meu papel. Com a renuncia do presidente Jardel para assumir a prefeitura de Catalão, cheguei ao posto de presidente da Casa, mesmo por um período curto, com a missão de dignificar o Parlamento, sempre à sombra daqueles que me antecederam e honraram este posto.

Mesmo em um mês de recesso, pude presenciar fatos importantes deste Parlamento com a posse de seis novos deputados, que vem somar aos nossos esforços no sentido de construir um estado melhor para todos. Recebi diversas lideranças da sociedade no gabinete da Presidência bem como representantes de quase cem municípios goianos.

Também visitei instituições importantes da sociedade e estive institucionalmente, como representante do Poder Legislativo, visitando aos demais chefes do Poder Executivo e Judiciário, como igual, mas demostrando ao respeito e o reconhecimento deste Poder.

Recebi a visita do procurador geral de Justiça do Estado juntamente com toda a sua equipe de coordenadores de grupo, que vieram a esta Casa apresentar a prestação de seus mui dignos serviços. Mesmo sendo uma exigência legal, foi uma demostração de respeito do Ministério Público goiano a este Parlamento.

Achei-me na obrigação de também fazer uma prestação de conta aos senhores e senhoras deputados da minha passagem na chefia deste Poder, bem como a toda a sociedade. Agradeço aos senhores, que me elegeram como vice-presidente, daí a ascensão a presidência, por esta oportunidade. Sabendo que fiz o que tinha que ser feito. Agradeço o apoio que encontrei nos diretores e funcionários festa Casa.

Pude também nesta rápida gestão presenciar duas importantes passagens históricas da rica História deste Parlamento.

A Assembleia Legislativa perdeu um dos mais brilhantes deputados de nossa história quando Catalão ganhou um grande servidor público como prefeito, mas deixando um legado de bom parlamentar.

Jardel Sebba entra na história deste Parlamento, não apenas por ter sido o deputado que mais tempo presidiu o Parlamento goiano democraticamente, mas por ter sido um dos melhores deputados que aqui passou.

A outra passagem histórica é que hoje cabe a mim a responsabilidade de empossar a nova Mesa Diretora, que conduz novamente ao cargo de presidente este amigo e grande servidor público, Helder Valin.

O presidente Valin vai encontrar em nos deputados o sustento necessário para bem enfrentar a missão de chefiar este Poder, conduzindo a independência e a lisura no trato público. Competência todos nós sabemos que o novo presidente tem, já a demostrou quando anteriormente ocupou este cargo e vai encontrar em mim um grande aliado.

Termino minhas palavras agradecendo mais uma vez a oportunidade que tive de ocupar a chefia do Poder Legislativo, primeiramente a Deus, e depois a todos os deputados.

Sabendo que mais esta experiência vai, somando com tantas outras, me capacitando para outros tantos e grandes desafios que me esperam.

Que Deus abençoe a todos!