Na transferência da Capital, Helder Valin enaltece obras do Governo

26 de Julho de 2013 às 14:00
Discurso feito pelo deputado Helder Valin, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por ocasião da transferência da Capital para a Cidade de Goiás, em 26 de julho de 2013.

Senhoras, senhores,

A Assembleia Legislativa soma-se aos poderes Executivo e Judiciário para prestar uma terna homenagem à capital afetiva dos goianos.

Nossa querida e imemorial Vila Boa, berço histórico e cultural de Goiás, que com muita justiça volta a brilhar como capital do nosso Estado.

Aqui, aos pés da Serra Dourada, reiteramos nosso compromisso com Goiás.

Compromisso que se traduz na busca constante pela prestação de melhores serviços à sociedade, otimização de recursos, amadurecimento democrático.

Sabemos que temos desafios a vencer. Não estamos inertes.

Temos trabalhado muito com o objetivo de aprofundar o debate democrático, respeitando a diversidade ideológica; fiscalizar adequadamente o Executivo e contribuir para o indispensável equilíbrio entre poderes, garantindo a necessária governabilidade.

Estamos investindo em programas que estimulem a participação efetiva de cidadãos que, até então, não haviam manifestado qualquer interesse pela política.

Senhoras, senhores, para nossa alegria, em Goiás, os assuntos administrativos estão acima das questiúnculas políticas.

O debate eleitoral, sabiamente, não tem sido antecipado. Pelo menos, não por parte por parte do governador Marconi Perillo. E os frutos do trabalho árduo e perseverante já começam a ser colhidos nas mais diversas áreas.

A região metropolitana de Goiânia tem sido beneficiada com vultosos investimentos em água e esgoto, que ultrapassam 1 bilhão de reais.

Esta atenção com o saneamento tem reflexo imediato na saúde e na qualidade de vida das famílias.

Por meio do programa Rodovida, mais de 2 mil quilômetros de rodovias já foram totalmente reconstruídos.

Até o final de 2014, outros 2178 quilômetros também passarão por reconstrução e ganharão nova sinalização.

Neste governo, 63 novas rodovias serão pavimentadas, totalizando 1,7 mil quilômetros.

Nosso governador também trabalha muito para duplicar todos os acessos à Goiânia.

As obras no trecho de quase 48 quilômetros entre a capital e Bela Vista estão a pleno vapor.

Os 18 quilômetros de Goiânia a Trindade, mais conhecidos como a Rodovia dos Romeiros, foram completamente reformados. Hoje garantem mais segurança e conforto a pedestres e motoristas.

Na educação, os bons resultados também são inquestionáveis. A rede pública estadual superou as metas regionais e nacionais estabelecidas pelo MEC para o IDEB.

Goiás é o Estado que mais cresce no ranking nacional do ensino médio.

Nosso governador demostra grande sensibilidade ao investir em infraestrutura e qualificação mão de obra, que servem de lastro para o desenvolvimento do nosso Estado.

Ancorado em suas tradições e raízes, Goiás está pronto para cumprir sua vocação para o progresso, aliado ao desenvolvimento social.

Que Deus nos mantenha firmes neste caminho de democracia, normalidade institucional, modernidade administrativa, responsabilidade social.

Um grande abraço e muito obrigado.