Ícone alego digital Ícone alego digital

Lincoln Tejota traça ações da maçonaria

23 de Agosto de 2013 às 09:32
Discurso proferido pelo deputado Lincoln Tejota (PSD) durante sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom. (23.08.2013).

Senhoras e Senhores,

A comemoração do Dia do Maçom, no dia 20 de agosto, nos faz voltar o pensamento ao aspecto histórico de nossa Pátria, que está estreitamente ligado aos movimentos que levaram à nossa emancipação política, numa época em que a Maçonaria era a única via de transformação, a única via em que podia florescer um movimento de libertação tanto no Brasil, como na América.

A história da Maçonaria está estreitamente relacionada com os movimentos de libertação na América e no Brasil. Encontramos a marca dos maçons e conseqüentemente da Maçonaria, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Questão Religiosa, na Abolição da Escravatura, na Proclamação da República, dentre outros movimentos libertários.                                                                                     

Esse passado deve nos relembrar a passagem dos maçons pelas páginas do labor pátrio em prol da Liberdade. Falar da Maçonaria é lembrar-se de pessoas que ajudaram na construção do nosso país e do nosso Estado.

Em Goiás, os maçons foram imprescindíveis para o crescimento do Estado e também da nossa capital. Os maiores crescimentos da Maçonaria em Goiás se deram justamente a partir da fundação da cidade de Goiânia. A defesa corajosa de seus ideais, a firmeza de posicionamento, a fidelidade e união para a superação das dificuldades são características intrínsecas da Maçonaria, que seus membros levam em todas as suas ações que realizaram em nosso Estado.                                                                                                                                                                                                             O dia do maçom é todo dia, porque as atividades envolvidas nas lojas maçônicas são diárias em todas as partes do Brasil e do mundo e em todas as horas. As finalidades da Maçonaria e os princípios da instituição estão constantemente sendo revisados e revividos. O dia do maçom é um dia para ser lembrado, simbólico e histórico aos todos que fazem parte desta instituição.

É preciso enaltecer a posição da instituição de não se furtar a desempenhar um papel que vai além das suas obrigações e apontar os erros e problemas do nosso país. A Maçonaria foi uma das primeiras entidades no Brasil a levantar a bandeira da moralidade na vida pública, que mais tarde se tornou o ficha limpa, e sempre se colocou a postos para ajudar o governo – seja ele qual for – naquilo que é justo e importante.

Até mesmo por isto, assumiu também uma missão social das mais relevantes ao criar o Programa Maçonaria contra as Drogas: A favor da Vida, uma ação efetiva da entidade contra um dos maiores males da nossa sociedade. Com iniciativas deste porte e altruísmo, a Maçonaria dá exemplo de que maçom é todo aquele que procura sempre somar em prol do bem comum, de forma serena, prudente e harmoniosa.

E é por tudo isso que homenageamos a todos no Dia do Maçom. E deixamos aqui o desejo sincero de sucesso e que o seu trabalho continue resultando em melhores condições para o povo goiano e brasileiro.

Muito Obrigada

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.