Ícone alego digital Ícone alego digital

Em discurso, Helder Valin exalta relevância histórica da cidade de Goiás

28 de Julho de 2014 às 09:43

Pronunciamento realizado pelo excelentíssimo senhor deputado Helder Valin, em 26 de julho de 2014, em função da transferência simbólica dos poderes estaduais para a cidade de Goiás, antiga capital do Estado.





Senhoras, senhores,



Reverenciar Vila Boa, seus becos e largos, suas igrejas e monumentos, sua culinária apetitosa e singular, sua história e cultura não é o mesmo que render-se ao saudosismo.

Aqui, sob a proteção inspiradora da Serra Dourada, simplesmente reafirmamos nosso amor por esse Estado.

Reconciliamo-nos com nossas raízes e projetamos um futuro glorioso, que há de vir coroado de ainda mais conquistas, mais desenvolvimento econômico e justiça social.

A cidade de Goiás não é a capital do passado. É, sim, a eterna capital afetiva de todos os goianos.

Fonte perene de amor por essa gente e esse chão. Gênese de tudo o que somos e acreditamos.

Aqui também renovamos nossa confiança em um modelo de crescimento sustentável, que alia o desenvolvimento econômico à preservação do Meio Ambiente.

Durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental, o Fica, os olhos do mundo se voltam para a cidade de Goiás e para a necessidade de vivermos em harmonia com a natureza.

Senhoras, senhores, aqui, nessas terras abençoadas pelo Rio Vermelho, forjado pela coragem de homens e mulheres destemidos, nasceu um Estado com vocação para o progresso.

Goiás, nona maior economia do País, locomotiva do Centro Oeste, ilha de prosperidade econômica em meio à estagnação que assombra o País.

Um Estado que olha para frente, sem medo de vencer.

Um Estado que conquistou muito, mas que não admite retrocessos.

Que quer seguir crescendo e se desenvolvendo rapidamente.

Um Estado que ama as suas raízes, se orgulha da sua História, mas que segue firme rumo a um futuro ainda mais brilhante.

É com este Goiás, atemporal, que a Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso de trabalho e lealdade.

Por esse Goiás, lutamos. Para ele, doamos o melhor de nós.

Compromisso que também é partilhado pelo Executivo e Judiciário. Compromisso que estimula os poderes constituídos a manterem um relacionamento respeitoso, harmônico e sinérgico.

Governador Marconi Perillo, reconhecemos o seu papel como condutor desse Goiás que não tem medo de continuar crescendo.

Como um dos principais artífices desse projeto de desenvolvimento que mudou definitivamente os rumos da nossa sociedade.

Obrigado por nos liderar com confiança e firmeza rumo à realização do nosso sonho de um Goiás cada vez mais justo e moderno.

Obrigado por preparar o futuro, sem se descuidar do presente, e jamais ignorando nossas mais caras tradições, nossa cultura, nossa história.

Que Deus abençoe Goiás e todos os goianos. Que a nossa amada Vila Boa, Patrimônio Histórico da Humanidade, orgulho de todos nós, seja sempre amada, reverenciada, admirada.

Muito obrigado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.