Discurso do deputado Marlucio Pereira em homenagem a gestores

27 de Março de 2015 às 09:43

É com imensa satisfação que em mais um ano promovemos esta singela homenagem a estes profissionais que fazem uma imensa diferença na esfera pública. O Gestor Público é esta figura que ajuda a impulsionar as engrenagens sociais e colaboram para que tenhamos uma sociedade casa vez melhor. Por isso, motivos não nos falta para celebramos esta data tão importante.

Por outro lado confesso que fico envaidecido em poder homenagear esses grandes líderes aqui presentes. Numa de suas brilhantes frases Nelson Mandela disse que um “líder tem a capacidade de promover importantes mudanças na vida do próximo” e que aqui vemos lideranças que não só transformam a vida de seus liderados, mas fomentam importantes transformações para a coletividade.

Com todo respeito a todos os servidores, nesta casa de leis, tenho me colocado como um verdadeiro defensor da categoria. Todos os projetos, assuntos ou demandas que aqui chegam com foco no gestor público procuramos dá o tratamento que eles merecem, discutindo com as comissões, buscando um dialogo abeto e transparente, a fim de fazer justiça com a importância que cada um representa na esfera pública.

Também é salutar dizer que se hoje é um dia para comemorar, por outro também devemos refletir sobre a atual situação a que o país atravessa. Daí a importância de termos gestores públicos de fato compromissados com a coisa pública, o que vai refletir na vida de todos os cidadãos. A medida que tivermos profissionais capacitados e comprometidos com suas funções vamos avançando em demandas que o Brasil ainda não conseguiu superar. Lembro muito bem quando iniciamos nossa vida pública como presidente da Associação de Moradores do Jardim Luz e Vila São Tomaz lá em Aparecida, daí em diante passamos a gerir vidas, lideramos para o bem de uma comunidade que estava sob nossa responsabilidade. Na administração do saudoso governador Henrique Santillo e do ex-prefeito de Aparecida, quem também já não está em nosso convívio, Norberto Teixeira ocupamos importantes pastas da esfera pública até chegar ao Poder Legislativo e ao Executivo como vice-prefeito daquela cidade. Foram destas experiências que sentimos o quanto é importante o papel de quem lida com a gestão e ao chegar nesta casa consolidamos ainda mais nosso respeito e admiração por estes profissionais.

Também temos ouvido pessoas defenderem que o bom gestor é aquele que alia o perfil técnico com o político. De fato é uma característica de cada um, mas devemos respeitar a característica de cada um, dentro do seu tempo e espaço. O ideal é o líder que fomenta a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo diálogo com a equipe e a atitude decisória quando for preciso.

Portanto, encerramos nossas palavras mais uma vez exaltando esta categoria profissional que muito nos honra. Também gostaríamos de enfatizar que um bom líder continuamente ouve as direções dadas por Deus, como relata no livro de Isaías, capítulo 30 e versículo 21: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda.”

Parabéns a todos os gestores públicos e de nossa parte reafirmamos mais uma vez nosso compromisso com todos vocês para que a categoria seja cada vez mais valorizada e respeitada. Que deus abençoe a todos, nosso abraço e nosso muito obrigado.