Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem a Antônio Faleiros

07 de Setembro de 2007 às 09:38
Discurso proferido pelo deputado Padre Ferreira (PSDB) na sessão especial que homenageou, com o título de Cidadão Goiano, o presidente do PSDB, Antônio Faleiros. (03/09/2007)
Há 34 anos, Antônio Faleiros Filho, mineiro de Estrela do Sul, adotou Goiás como seu novo Estado. Aqui, mais que um simples morador, construiu história, prestando relevantes serviços a Goiás, seja na medicina ou na vida política.

Recém-chegado ao Estado, em 1972, atuou como médico da Organização de Saúde do Estado de Goiás, indo para o município de Rio Verde trabalhar na Maternidade Augusta Bastos e Hospital Evangélico, onde ficou até 1976.

Em seguida veio para Goiânia, tornando-se responsável pelo serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Sant`ana. Tempo depois tornou-se o médico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Goiás e médico do Trabalho das Centrais Elétricas de Goiás. Também foi secretário de Medicina Social da Superintendência Regional do Inamps em Goiás.

Além de fazer da medicina um sacerdócio, Faleiros é chamado à um novo desafio. Ingressa na política e se elege deputado estadual em 1986. `A convite do então governador Henrique Santillo assumiu a importante tarefa de ser secretário estadual de saúde de Goiás.

Aqui ressalto o trabalho que ele conseguiu realizar no município de Rio Verde, terra em que tem inúmeros amigos e também família. Foi durante sua gestão como  secretário de saúde que construiu em Rio Verde o Hemocentro, o Cais e o Hospital Regional, hoje Hospital Municipal.

Após a gestão frente à Secretaria da Saúde Faleiros se elege deputado federal. Em seguida, ele, que foi um dos primeiros no Estado a integrar o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, fundado em Goiás em 1990, assume a presidência do Partido em 1993.

Outros trabalhos vieram: Superintendente do Inamps, diretor-administrativo da Celg, diretor-presidente da Metrobus Transportes. Porém o seu relacionamento com o nosso partido, o PSDB , sempre foi marcante. Ao todo foram 5 mandatos frente ao Partido. Muitas eleições: vitórias, derrotas, mas acima de tudo um magnífico trabalho ao lado de grandes companheiros na construção do PSDB e na consolidação do Tempo Novo em Goiás. Político leal, pautado na seriedade e na retidão.

Mas além de médico, gestor da saúde, político e dirigente partidário Antônio Faleiros dá um grande testemunho como pai, filho e irmão.

È o penúltimo filho do casal Antônio Faleiros de Aguiar (em memória) e de Valdete Rocha Faleiros. O único homem de um total de sete irmãos. São suas irmãs: Pulcina, Emirene, Lúcia, Ana, Dulce e Waldete. Faleiros nasceu na fazenda Água Limpa, município de Estrela do Sul e foi nessa sede que passou a primeira parte de sua infância. Em seguida mudou-se para as fazendas da Grama e Serra da Mandioca. Nessa época, o ainda menino era o ajudante do pai em muitos trabalhos do campo, sem perder de vista sua vontade de estudar.

Desde o ensino fundamental ele já sabia o queria. Queria ser médico. Foi para Uberaba e em seguida para Belo Horizonte, onde na primeira tentativa passou para o curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Após formado, casa em Belo Horizonte com Maria Emília Paixão Faleiros, com quem tem 3 filhos: Leonardo, Gustavo e Bruno.

Diante de tudo que fez não só à sua família e á inúmeros amigos, mas a todo o Estado de Goiás, a entrega deste título é mais que justa, lei de autoria do então deputado estadual Carlos Alberto Leréia em 1998. Hoje podemos reconhecer como cidadão goiano um mineiro que sempre será lembrado pelos feitos a tanta gente goiana. Você, Faleiros, que tantas vezes viu crianças nascer, inclusive as ajudando a chegar, hoje é recebido, “batizado” como goiano, de fato e de direito. Goiano este que nos orgulha muito de termos por aqui!

 Parabéns Faleiros, parabéns a todos os seus familiares.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.