Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem aos atletas do parapan

10 de Setembro de 2007 às 21:25
Discurso da vereadora Cidinha Siqueira (PT) na sessão especial que homenageou os atletas goianos que conquistaram medalhas nos Jogos Parapan, realizados no Rio de Janeiro. (10/09/2007)

Os Jogos Parapan-Americanos Rio 2007 mudaram o curso da história do esporte para-olímpico no Brasil. Em sua terceira edição, foi realizado pela primeira vez na mesma cidade, nas mesmas instalações e pelo mesmo Comitê Organizador do Pan, o CO-Rio. Dessa forma, o Brasil inaugura uma nova maneira de ver o esporte adaptado no continente americano, passando o atleta com deficiência a ser valorizado e respeitado em pé de igualdade com os atletas sem deficiência.

A delegação que representou o Brasil no Rio era composta por 360 pessoas (entre atletas e comissão técnica) de todas as modalidades: atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, futebol de sete (para paralisados cerebrais), futebol de cinco (para cegos), tênis em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, voleibol sentado e judô.

O desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos fala por si só: foram 228 medalhas conquistadas por homens e mulheres que mostraram força, equilíbrio e muita coragem. Dessas, 83 medalhas de ouro, 68 de prata e 77 de bronze, transformando o Brasil na principal potência do Parapan. O Canadá, em segundo lugar, ficou bem distante do Brasil, com 112 medalhas e os Estados Unidos conquistou apenas a terceira colocação. Durante a competição, deram exemplo de superação, de raça e de amor à sua pátria e ao esporte.

Os atletas de Goiás também mostraram seu valor no Rio de Janeiro, obtendo excelente resultados. Merecem, todos, essa homenagem e muitas outras, bem como o respeito de toda a população. A delegação goiana nos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007 era composta por nove atletas que, ao todo, conquistaram 9 medalhas para o Estado de Goiás, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Jane Karla Rodrigues conquistou 2 medalhas de ouro no tênis de mesa adaptado e recebeu o troféu de melhor atleta das Américas, tendo sido, ainda, a primeira atleta de Goiás a garantir vaga nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008. Jorceley Moreira da Silva conquistou 1 medalha de ouro também no tênis de mesa adaptado. Roberto Pereira Alves trouxe para o Estado 1 medalha de ouro no tênis de mesa adaptado. No tênis de mesa, Samantha Almeida conquistou 1 medalha de prata. Josilene Alves Ferreira conquistou 1 medalha de bronze no halterofilismo. Tito Alves de Sena conquistou 2 medalhas de prata no atletismo e José Carlos da Purificação Alecrim 1 medalha de bronze também no atletismo. Romildo Ramos Santos foi o representante goiano na natação e Hélder Maciel no Judô. A vitória de vocês é a vitória da superação, da dignidade humana.

Governo e iniciativa privada devem não só reconhecer esse valor, mas fazer, cada qual, a sua parte, valorizando e permitindo que vocês continuem sua caminhada de sucesso. Assim, ganham vocês, ganhamos nós, ganha toda a sociedade. Devemos conquistar o direito de realizar os Jogos Parapan-Americanos paralelamente ao Pan-Americano, para que o atleta com deficiência passe a ser valorizado e respeitado em pé de igualdade com os atletas sem deficiência. Lutar por esta consquita é também um compromisso que faço com cada um de vocês.

O nosso mandato popular inclusivo tem sido pautado pelo respeito e valorização da pessoa com deficiência. O respeito às diferenças, à diversidade humana são conceitos fundamentais que regem nossa atuação. Por isso fazemos questão de atender a todos os convites para homenageá-los, como o dessa noite. Contem comigo para ajudá-los a fazer do esporte uma ferramenta poderosa de inserção social e de respeito às diferenças. Para que possam, nas próximas competições do esporte adaptado, brilhar como brilharam no Rio de Janeiro. O meu e o nosso muito obrigado.
 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.