Discurso do presidente Jardel Sebba na sessão em homenagem a Cyro Miranda
A Assembléia Legislativa de Goiás tem a honra de conferir nesta manhã quente e luminosa, manhã de primavera, o título de Cidadão Goiano ao empresário e suplente de senador Cyro Miranda Gifford Júnior.
Confesso que não é uma tarefa fácil falar sobre um homem da dimensão e da importância de Cyro Miranda, cuja trajetória é um extraordinário exemplo de vida para todos nós.
Cyro Miranda não é somente um empresário de sucesso, um empreendedor arrojado e inovador, um dirigente classista atuante, plural e equilibrado.
É muito mais: Cyro Miranda é uma referência obrigatória no processo das conquistas mais expressivas e históricas da economia goiana, conquistas que projetaram Goiás entre os Estados mais competitivos do país.
Com visão de futuro, força de trabalho e um sedimentado compromisso com o desenvolvimento, esse elegante paulista de nascimento construiu em Goiás uma sólida carreira profissional e se transformou numa das grandes lideranças do setor empresarial.
Esta, portanto, é uma solenidade que possui um significado muito especial para a Assembléia Legislativa: nela, podemos sentir os ventos fortes do capitalismo moderno que sopram a economia do nosso Estado, movendo as engrenagens das estruturas produtivas e abrindo caminho para o futuro.
Hoje, na pessoa de Cyro Miranda, estamos reverenciando o novo Goiás, o Estado que, com Marconi Perillo e, agora, com Alcides Rodrigues, deixou a timidez de lado, teve a coragem de avançar e tornou realidade o sonho do progresso, materializado na geração de riquezas, na criação milhares de empregos e na melhoria das condições de vida do nosso povo.
Mário Covas, uma das figuras políticas mais lúcidas do Brasil, dizia que o tempo não perdoa quem não sabe trabalhar com ele. Por isso, afirmava que a maior qualidade de um homem, sobretudo de quem se dedica aos grandes desafios públicos, é o senso do inadiável.
Cyro Miranda é um homem que nunca desperdiçou nem perdeu tempo. Enxerga longe. E, como poucos, sabe como trabalhar conciliando perspectiva e paixão. Solidário, de temperamento afável, nunca se dá por vencido. É um guerreiro, um lutador incansável, especialmente quando estão em jogos as questões estratégicas de Goiás.
Paulista de origem, filho de Cyro Miranda Gifford e Dona Aneres, recebeu de berço uma educação rígida quanto às questões éticas e morais. Com os pais, aprendeu que o trabalho dignifica o homem e a que família é o maior de todos valores.
Agregou experiência profissional e de vida em Pernambuco e São Paulo. Com precoce interesse pela área de computação e sistemas como instrumento de aumento do desempenho de gestão empresarial, até então novidade no mercado, cursou Administração de Empresas pela tradicional Universidade Mackenzie.
Talentoso e aplicado nos estudos, logo iniciou a carreira profissional com destaque pela sua capacidade de liderança, tornando-se membro do Conselho Nacional dos Distribuidores e conselheiro da Associação Brasileira dos Distribuidores do Setor de Sorvetes, onde exerceu por dois mandatos a presidência da entidade.
Sempre ligado aos ramos comercial e industrial, Cyro Miranda vislumbrou em Goiás a oportunidade de concretizar os seus ideais como empresário. Aqui, fincou as suas raízes. Constituiu uma bela família com Dona Candy, com quem divide amor e atenção ao casal de filhos e aos dois netos. E mergulhou no mundo do empreendedorismo com a marca indelével da seriedade e da credibilidade.
Sócio-diretor da GEM – Agro Industrial e Comercial Ltda, sócio -diretor da Newprogress Factory de Fomento Mercantil Ltda e sócio fundador da Servbon – Distribuidora da marca Kibon no Estado de Goiás, Cyro Miranda notabilizou-se como líder classista tanto em Goiás como em nível de Brasil.
Militou como representante do Estado em entidades de atuação nacional, como no posto de vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Milho – a Abimilho, e suplente da representação goiana na Confederação Nacional da Indústria.
Em Goiás, foi primeiro vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado (Acieg), entidade da qual mais tarde se tornaria presidente. Também foi presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Facieg).
Como expert do setor produtivo, compôs missões internacionais importantes como representante dos distribuidores de São Paulo e, mais tarde, como integrante de comitiva empresarial de Goiás em missões comerciais a países como Espanha, Portugal, França, Índia, China, Japão, Coréia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Chile e muitos outros, viabilizando negócios de comércio bilateral com empresários e governos de diversos países.
Sua mais recente e marcante atuação foi como membro fundador e presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), na qual teve papel de liderança na formação do Fórum Empresarial – uma das entidades de maior influência e interação com o Governo de Goiás, cuja parceria rendeu grandes resultados para o nosso Estado.
Como líder do setor empresarial, especialmente no comando da Adial, Cyro Miranda participou da formulação de importantes conquistas para o setor produtivo em Goiás.
Cito algumas dessas conquistas: a formação das Cadeias Produtivas, a redução de tributos estaduais para quase 90% dos setores empresariais, a isenção de IPVA para veículos novos, o fortalecimento de núcleos de produção industrial como o DAIA em Anápolis e distritos industriais em mais de 20 cidades-pólo de Goiás, como a minha querida Catalão.
Pelo seu intenso e marcante trabalho, Cyro Miranda foi indicado pelo Fórum Empresarial para disputar as eleições de 2006 como candidato a primeiro suplente na chapa vitoriosa de Marconi Perillo, eleito senador com votação proporcionalmente inédita no país e compromissado com projetos avançados de transformação nacional.
Como companheiro e colaborador de Marconi Perillo, atua na articulação da agenda de relações do Senado com o setor produtivo e coordena as equipes de produção legislativa, editorial e política no gabinete do senador goiano em Brasília e em Goiânia.
A entrega do título de cidadania de Goiás a Cyro Miranda, proposto através de uma feliz iniciativa do ex-deputado José Eduardo, de saudosa memória, é um gesto emblemático e reveste-se de simbolismo especial.
Representa, em última instância, o reconhecimento que a Assembléia Legislativa atribui não apenas ao empreendedor que movimenta os motores da economia goiana, mas, também, ao próprio empresariado goiano, cujo conjunto se configura como um dos melhores e mais ativos do país.
Quero, por fim, agradecer as presenças das autoridades convidadas, dos senhores deputados e deputadas, dos familiares e amigos do nosso homenageado, da imprensa, desejando que ele continue servindo a Goiás com o amor e a dedicação de sempre.
Hegel, o grande filósofo alemão, disse certa vez que não se chegou a nada grande no mundo sem paixão.
A obra grandiosa do Goiás moderno e competitivo com certeza tem uma parcela importante da paixão do empresário Cyro Miranda Gifford Júnior.
Cyro, meu amigo e meu irmão de fé: em nome dos 41 Deputados que compõem o Parlamento goiano, tenho a honra e o orgulho de declará-lo Cidadão Goiano.
Muito obrigado.