Discurso de agradecimento de Cyro Miranda
Senhores deputados,
Senhoras deputadas,
Nada mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. Não pela vaidade de ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária em meio a esta imensidão que é a diversidade humana.
A atitude de reconhecer e homenagear, portanto, é uma atitude de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto. Esta atitude aumenta minha cumplicidade com esta casa e com os parlamentares que assim o desejaram, em especial com o deputado Jardel Sebba pela iniciativa do Título de Cidadania Goiana e a deputada Cilene Guimarães pela Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Saibam, deputados, que os laços que constroem desta forma, não somente comigo, mas com minha família e meus amigos, se tornam perenes e tão sólidos que não haverá nada que venham a propor em sua carreira futura que não tenha minha atenção, minha solidariedade e minha parceria incondicional.
Me emociono por estas homenagens especialmente porque a recebo em meu nome e por todos os meus amigos e familiares que junto comigo construíram esta possibilidade. Gostaria neste momento de fazer alguns agradecimentos, em 1º lugar a DEUS, por tudo que tem me dado e me abençoado.
Agradeço a minha querida Candy, esposa e companheira com a qual compartilhamos nossas vidas por mais de 40 anos, obrigado pelo apoio e estímulo que sempre me deu: obrigado por você existir, Te Amo.
A minha filha Sú, à psicanalista Dra. Luciane que sempre me encheu de orgulho e o meu querido genro Sérgio, minha gratidão pelas palavras de incentivos e apoio que nunca me faltaram e principalmente pela grande riqueza que me deram, meus netos: Gabriel e André.
Agradeço também a minha nora Ilana, e ao meu filho Cyro Neto e dizer à você Cyro, do meu orgulho de pai e o respeito que tenho por você em vê-lo um empresário e um empreendedor competente, te agradecer pelas palavras e conselhos tão ponderados... é, filho, realmen te a obra é bem maior que o criador.
À minha mãe aqui presente e ao meu pai que nos deixou, obrigada pelos seus ensinamentos e princípios que me deram e que me norteiam a vida inteira. Minha eterna gratidão.
Um agradecimento muito especial a uma pessoa que tenho a honra de chamar de amigo, que com sua coragem, determinação e ousadia me fez acreditar em novos desafios, e tenho certeza que teremos um longo caminho a percorrer juntos. Obrigado senador, obrigado amigo Marconi.
Aos meus amigos obrigado pelas suas presenças e quero dizer a cada um de vocês que nestes 32 anos de Goiás vocês foram imprescindíveis na trajetória de minha vida. Que Deus abençoe a cada um de vocês.
Ao Fórum Empresarial me curvo a esta grande lição de vida, ao Paulo Afonso, José Evaristo, Pedro Bittar, Davi Coutinho, Jacinto, João Bosco, Macel Caixeta, Agenor e Ridoval, obrigado pelo companheirismo e pela oportunidade de lutarmos juntos.
A atitude de um homem em seu quotidiano tem boa parte de sua convicção, mas seu contorno agrega pensamentos de cada um que com ele se importou durante toda sua vida.
Orgulho-me muito por este título pelo propósito de ostentá-lo como incentivo ao meio social que represento, especialmente para referendar os laços que conseguimos construir entre a atividade empresarial e a atitude política. Neste período, juntamente com líderes valiosos de minha geração, superamos paradigmas importantes nesta interação com a sociedade.
A experiência de dirigir entidades classistas regionais e nacionais do setor produtivo me colocou no centro de uma evolução que considero imprescindível para nosso Estado e por isto importante para ser mencionada neste momento.
Construímos entre o poder público e o setor produtivo uma nova forma de interdependência que – creio, se tornou irreversível para qualquer política administrativa inteligente.
Nos últimos anos o novo poder público conseguiu demonstrar que eficiência não é prerrogativa exclusiva do setor público.
Da mesma forma nós empresários demonstramos que a atividade política não é peso exclusivo de parlamentares. Digo isto para lembrar com orgulho o crescimento do fórum empresarial em Goiás, presente nas decisões importantes do nosso estado, seja na atividade empresarial, seja na articulação política.
Aprimoramos tanto esta posição institucional em relação às decisões governamentais que hoje me encontro vice senador por Goiás justamente por indicação do setor produtivo – consciente de nosso papel político.
Esta inter-relação madura já transformou em realidade muitas aspirações do empresariado em nosso estado, como a redução da carga tributária, o incentivo às exportações, a efetivação de novos pólos e novas plantas industriais e principalmente um ambiente jurídico e político confiáveis para a atividade econômica.
Hoje, senhoras e senhores, o político que não ouvir o setor produtivo e a sociedade para sua atividade, estará divorciado do futuro. Da mesma forma, o empresário que não tiver postura política firme e declarada jamais poderá cobrar o efeito que espera do modelo representativo.
Sou solidário ao Parlamento, ainda mais agora que também tenho esta cidadania e este mérito legislativo em meu currículo. Assim como as grandes transformações de nossa história foram dolorosas, mas necessárias, acredito muito na postura da nova geração parlamentar, mais consciente e mais consistente, ávida por recuperar junto ao cidadão comum a credibilidade necessária a um Parlamento atuante.
O Título de Cidadania que me concedem exige uma postura compatível com o compromisso que insere. Estarei atento à história e a cultura de nossa gente, na ferrenha defesa de sua preservação e reprodução. Ficarei de olho na saúde e na sustentabilidade de nosso ambiente. Serei intransigente na defesa da boa qualidade de vida de meus concidadãos.
Me irmanarei a todos que, com sua convicção moral, venham a propor as grandes transformações em favor de nossa terra.
Com igual peso e importância, esta honaria de Mérito Legislativo exige uma postura compatível com o nome que insere. Pedro Ludovico, o pai do idealismo e da goianidade, demonstrou que somente aos homens de convicção moral é possível propor as grandes transformações em favor de nossa terra. Mais ainda, esta comenda inspira ação prática em torno de ideais fortes. Uma idéia sem ação se torna tão perigosa quanto à atitude desprovida de razão.
Quando falo em história e currículo, rendo minhas homenagens ao amigo Jardel Sebba, presidente desta Casa, líder não somente pela sua atuação política, mas pelo valor moral, simplicidade pessoal e firmeza de caráter. Não é por acaso que está na presidência deste poder. Não é coincidência que ostente cidadania de 12 cidades goianas. Há uma razão clara para que estejamos apostando tanto em sua trajetória futura.
Obrigado, amigo, por seu gesto. Isto nos une mais do que antes. Obrigado também à deputada Cilene, que desde sua liderança em Jataí demonstrou fibra e resistência. Feliz é a casa que tem mulheres de personalidade. É por isto que tem aparecido na defesa dos interesses coletivos, seja com empresários acuados pelo terror fiscal, seja com feirantes pressionados pelo mercado global.
São pessoas que dignificam estes títulos muito mais por seu currículo e respeitabilidade. Mais uma vez os agradeço.
Desejo firmar-me no meu caminho com sua liderança e muito aprender com sua experiência. Eu também tive que aprender muito antes de me fazer presente neste plenário, mas uma reflexão importante quer deixar como retribuição à alegria que me proporcionam com este título.
Desde a energia que trazemos da juventude até as avaliações que nos permitem a maturidade, vivemos em uma situação movediça, como é parte da dinâmica social.
O que escolhemos para nosso futuro afeta em muito a vida de nosso descendentes. Afinal, como lembra o inquestionável líder Chico Xavier, Deus nos dá o sol da manhã e o sopro da vida, mas o resto corre por nossa conta.
Assim, na escolha de nosso caminho, penso que a principal conquista de um indivíduo construtivo é quando supera – em si mesmo, a vontade natural de ser um homem de sucesso e assume com convicção atitudes que o tornem um homem de valor.
Por isto, recebo e ostento com orgulho os títulos que me concedem hoje. Estou convicto de que se ainda não a mereço por completo, muito farei para justificá-los.
Obrigado!