Deputada Betinha Tejota discursa em sessão especial

05 de Outubro de 2007 às 10:24
Discurso proferido pela deputada Betinha Tejota (PSB) durante sessão especial que homenageou com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira o organizador do Rally dos Sertões, Carlos Ronay. (05/10/2007).

Prezadas Senhoras,

Prezados Senhores,

As boas iniciativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas devem ser sempre divulgadas e enaltecidas. Ainda mais quando vemos uma verdadeira enxurrada de más notícias , quer seja de violência doméstica, de tráfico de drogas, seqüestros, e é claro, a terrível corrupção brasileira que já virou até tema de novela.

O Rally dos Sertões é um desses projetos que fazem a diferença social no nosso país, sem interesses políticos e partidários. A competição, a priori esportiva, tornou-se um meio de benefício social para milhares de famílias nas cidades por onde a prova passa.

E hoje venho a esse Parlamento para falar do papel vital que o sr. Carlos Ronay exerce nesse projeto . Ele que está na Agetur, a primeira agência criada em Goiás, há nove anos, no primeiro mandato do então governador Marconi Perillo.

Em cada Estado, existe uma coordenação do Rally preocupada em cumprir essa missão voluntária e de extrema importância que é levar benefícios básicos a todos aqueles que prestigiam os pilotos, além é claro, da diversão que o esporte oferece a todo o público.

Em Goiás, temos a honra e o prestígio de ter o senhor Carlos Ronay como coordenador regional do Rally, além de ser

- presidente do Fórum estadual de Turismo do estado de Goiás;
- diretor de relações institucionais da Agência Goiana de Turismo do Estado de Goiás – Agetur;
- membro e representante do estado de Goiás no grupo:
- corredor Brasil Central, integrado pelos estados de: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins;
- Conselheiro e membro da Agência de Desenvolvimento do Turismo da macro-região Centro Ooeste do Brasil – Adetur; e,
- coordenador do Mérito Anhanguera, outorgado por sua excelência o governador Alcides Rodrigues Filho, em 2006.

Envolvido com o turismo em Goiás, Carlos Ronay tem atendido as expectativas da prova e promovido excelentes largadas do rally aqui em Goiânia. Tudo começa nesta capital. Todo o processo que vai alegrar a vida das pessoas lá no interior de cada estado começa a ser executado aqui.

Este ano foram quase 5 mil quilômetros de prova, cruzando seis estados brasileiros: Goiás, Maranhão, Piauí, Tocantins, Sergipe e Bahia. Toda essa grandeza conta com mais um ponto: a expressiva doação de alimentos: só este ano foram 31 mil quilos arrecadados somente na noite de abertura que acontece aqui em Goiânia, entregues a presidente da OVG, senhora Raquel Rodrigues.

E tem mais: o rally tem se preocupado também com a preservação ambiental. Cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas nos acampamentos durante a prova para reciclagem, fora os resíduos sólidos.

Ao todo mais de 343 mil pessoas foram atendidas durante a prova, através de atendimentos médicos e odontológicos, nas bibliotecas volantes, e nas oficinas de artes e palestras. Os números são impressionantes. É importante falar também dos empregos informais gerados durante os dias da prova com a venda de milhares de garrafas de água, refrigerantes, energéticos e outras bebidas, além de produtos alimentícios entre outros.

Todo esse trabalho tem despertado o interesse de outras cidades para fazer parte do percurso do rally. Quando estive em Minaçu, a última cidade de Goiás por onde a prova passou, vi o entusiasmo e a alegria contagiante daquela cidade por estar recebendo um evento tão importante como este. Foram momentos de muita satisfação .

O Rally dos Sertões é uma das maiores ações sociais itinerantes que nosso país tem, e isso não pode passar sem ser notado pelas autoridades de cada Estado que recebe a prova. Acho inclusive que devemos incentivar e colaborar para que as ações de homens e mulhers como as de Carlos Ronay aqui em Goiás, e os coordenadores nacionais do rally, a senhora Simone Palladino e Marcos Moraes, sempre tenham o apoio necessário para a realização das provas.

Por todos esses atributos que mencionei até agora, e muitos outros, solicitei essa sessão especial para entregar a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira” ao senhor Carlos Ronay Parente Vieira, em reconhecimento dos seus relevantes serviços prestados ao povo goiano.

E todo o seu esforço para fazer um execelente rally internacional dos sertões no nosso Estado. Seu empenho tem sido fundamental para termos tão grandioso e importante acontecimento, que há seis anos consecutivos tem como palco principal para a sua largada a nossa capital.

Parabéns, Carlos.