Álvaro Guimarães discursa na abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura

15 de Fevereiro de 2019 às 10:00
Discurso proferido pelo deputado Álvaro Guimarães (DEM) durante sessão ordinária de instalação da 19ª Legislatura. (15.02.2019)

Senhoras deputadas, senhores deputados,

O tempo é a matéria prima da política e o impacto dos desafios na sociedade depende da velocidade e da forma que o governo enfrenta os desafios e emite respostas à população.

Precisamos unir forças e buscar soluções para transformar o momento de crise, aumentar o bem-estar e o contentamento popular.

Precisamos nos ater aos gargalos que provocaram esta crise e apresentar soluções rápidas, eficientes e sólidas para garantir mais qualidade de vida e prosperidade à nossa gente.

Precisamos representar melhor nossos eleitores.

É disso que a sociedade precisa!

Esse foi o recado explícito nas eleições de outubro.

A sociedade está pesando a balança e exige mais compromisso, trabalho, dedicação e ajustes de todos os poderes, especialmente do Legislativo.

É sabido que passamos por um momento de crise ética, moral, social e econômica.

E o cidadão sente esses reflexos em todas as regiões do País, independente de classe social.

O Brasil está efervescente e as ruas cobram respostas!

Em mais de quatro décadas na vida pública eu nunca vivi um momento tão delicado e descontente como o que estamos passando hoje.

Essa foi a eleição mais difícil de toda a minha vida, e só fui reeleito para o sétimo mandato graças à transparência e comprometimento que enfrento as demandas e os trabalhos nesta Casa de leis.

Agradeço a confiança dos eleitores por mais essa oportunidade de trabalhar pelo interesse da população.

A vitória tem sabor agridoce, mas traz consigo o peso da responsabilidade e do dever de encontramos as soluções que a população anseia.

A começar pela dedicação irrestrita aos trabalhos legislativos.

Precisamos ser mais atuantes, participativos e atentos às mensagens e anseios populares.

Certamente, esta legislatura será marcada por discussões nas comissões, audiências públicas e no plenário, sempre pautadas pelo diálogo e respeito, que é a essência máxima do Parlamento.

Deputado Bruno Peixoto, o senhor que é líder do Governo tem como missão auxiliar na composição de uma base sólida.

Sabemos disso!

O mesmo vale para o líder da oposição, o deputado Talles Barreto.

Precisamos nos ater aos pontos de convergência.

E nada nos une mais, do que o bem-estar da população do estado de Goiás.

Governador Ronaldo Caiado, é uma honra recebê-lo nesta Casa para a abertura dos trabalhos da 19ª legislatura.

O senhor tem sido transparente em suas declarações, detalhando a real situação das contas públicas e das dificuldades enfrentadas.

Para superar essa crise, precisamos entender que não é o Governo que precisa do apoio dos seus deputados.

É o Estado que precisa de uma Assembleia atuante e eficiente.

O equilíbrio entre os poderes é uma estrada pavimentada pela independência e pela harmonia.

Um, não existe sem o outro!

É com espírito ordeiro, renovado e comprometido que entro hoje neste plenário - pronto para responder ao chamado do dever e grato pela oportunidade concedida pelas urnas.

Podem ter certeza que continuarei trabalhando com temperança, respeito e humildade neste Parlamento.

É uma honra estar aqui!

É uma honra servir ao povo goiano!

E será uma honra caminhar ao lado de vocês em busca do bem-estar social dos goianos.

Senhoras e senhores deputados, tenho certeza que dias melhores virão!

Muito obrigado a todos!