Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes Cruvinel propõe Plano Estadual de Fertilizantes

11 de Maio de 2022 às 16:10
Virmondes Cruvinel propõe Plano Estadual de Fertilizantes

Plano Estadual de Fertilizantes é proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) no Legislativo estadual, com uma série de medidas voltadas ao aumento da produção até 2050. O objetivo é promover o crescimento de Goiás com esses investimentos.

“Com um plano estadual focando no financiamento da parte de gás, da infraestrutura e da tecnologia inovação, os resultados serão colhidos em prazos menores”, garante Virmondes.

O parlamentar ressalta que, por se tratar de infraestrutura, os investimentos na cadeia de fertilizantes NPK são muito altos e a maturação demora de dois a três anos. “Com as tecnologias e os investimentos corretos, haverá a diminuição do tempo, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos para Goiás”, garante Cruvinel.

Atualmente, o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes utilizados no País. Conforme explica o parlamentar, “diante desse cenário, surge uma janela de oportunidade para Goiás investir em tecnologia e produção no referido setor. “O estado de Goiás possui grandes e renomadas universidades e instituições, com capacidade, vontade de fazer acontecer e também matéria-prima para tanto”, salienta o parlamentar.

O plano prevê diretrizes como:  implantação, modernização, reativação e ampliação das plantas industriais e de projetos de produção de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas em Goiás; promoção da sinergia entre a cadeia de gás natural e a indústria de fertilizantes nitrogenados, além de vantagens competitivas para o estado por meio de ações para a melhoria do ambiente de negócios e das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Dentre os objetivos estratégicos do plano, se destacam: estímulo à pesquisa, exploração e transformação mineral; e ainda, contribuir na planificação para o investimento e a otimização de infraestrutura e logística, com vistas a atrair investimentos para a produção, formulação e distribuição de fertilizantes, dentre outros.

Metas do Plano

Como metas, o plano deverá contribuir para a diminuição da dependência internacional quanto ao fornecimento de fertilizantes nitrogenados, fosfáticos e potássicos, consideradas as oscilações de demanda e as inovações tecnológicas, em, pelo menos 10% da demanda nacional até 2030; 15% até 2040 e 20% até 2050.

Além disso, se destaca dentre as metas o estímulo à redução de custos logísticos relativos à cadeia de produção e distribuição estadual de fertilizantes e insumos para nutrição de plantas. E também, a destinação de recursos para fomento da ciência, tecnologia e inovação em fertilizantes e insumos.

Política tributária

O escopo do plano prevê a Política Especial Tributária Destinada à Cadeia Produtiva de Fertilizantes, em que Poder Executivo, através de seu órgão competente, poderá promover e instituir as medidas legais cabíveis para a redução da alíquota dos impostos estaduais incidentes sobre os insumos, matérias primas, investimentos em infraestrutura e tecnologias necessárias à produção de fertilizantes em território goiano.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.