Notícias dos Gabinetes
Recorde mundial no Festival do Pequi em Goiânia: Panelão do Gugu é a maior panela móvel e maior panela de pequi do mundo
Durante o Festival do Pequi, ocorrido no último dia 23 de outubro, em Goiânia, o Panelão do Gugu, com a maior panela móvel do Brasil, carregando um impressionante volume de 4,82 mil litros, com 87 centímetros de altura e 289 centímetros de largura, desprovida de tampa, ganhou o merecido reconhecimento ao entrar nos registros dos recordes do RankBrasil.
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve presente no evento para registrar as medidas extraordinárias do Panelão do Gugu e conceder o título. Segundo o site oficial do RankBrasil, essa experiência culinária não é apenas uma panela de dimensões monumentais, mas também uma obra-prima móvel. Equipada com um sistema de travagem seguro, a panela pode ser transportada para qualquer lugar, transformando qualquer evento culinário em um espetáculo memorável.
O deputado Gugu Nader expressou sua felicidade por alcançar dois recordes em um único evento. "Me sinto honrado em poder homenagear a cultura goiana, que é o pequi. Eu criei, juntamente com os deputados estaduais, o Dia Estadual do Pequi, hoje, 23 de outubro. E poder comemorar aqui em Goiânia fazendo o maior panelão de pequi do mundo, servindo mais de 10 mil pessoas, me deixa muito feliz".
Além do título de Maior Panela Móvel do Brasil, o Panelão do Gugu atingiu outro recorde, sendo agora a Maior Panela de Pequi já registrada. Mais de 3 toneladas de pequi foram cozidas na gigantesca panela, o que rendeu esse título adicional.
Luciano Cadari compartilhou sua admiração e enfatizou como o evento não apenas quebrou recordes, mas também uniu a comunidade em torno da riqueza e tradição da culinária goiana. O Panelão do Gugu não será lembrado apenas por suas toneladas de sabor, mas também como um símbolo de união e celebração.
Para alcançar o título de Maior Panela de Pequi, foram utilizados impressionantes 110 mil caroços de pequi, 20 litros de óleo, 5 kg de pimenta de cheiro, 10 kg de alho, 30 kg de cebola, 10 kg de sal, 15 maços de cheiro verde e 5 kg de caldo Knorr.
O Festival do Pequi, realizado pelos deputados estaduais Gugu Nader (Agir) e Bruno Peixoto (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, foi uma celebração única do Dia Estadual do Pequi, homenageando a herança gastronômica e cultural de Goiás. O festival contou com shows ao vivo de artistas renomados, além de oferecer cerca de 10 mil refeições gratuitas de arroz com pequi aos presentes, estabelecendo assim os dois recordes simultâneos: a Maior Panela Móvel e a Maior Panela de Pequi.