Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Anderson Teodoro propõe lei para combater discriminação em razão da idade

11 de Dezembro de 2023 às 09:30
Anderson Teodoro propõe lei para combater discriminação em razão da idade

O deputado Anderson Teodoro (Avante) protocolou o projeto de lei número 7716/23, com o objetivo de instituir o Dia Estadual de Conscientização contra o Etarismo. O termo "etarismo" refere-se ao comportamento discriminatório em relação às pessoas com base na idade, resultando na falta de oportunidades de emprego, acesso à saúde, educação, tecnologia e participação efetiva na sociedade.

A proposta do projeto inclui ações educativas para combater o preconceito contra pessoas baseado na idade, realização de debates e palestras sobre políticas públicas de valorização dos idosos no campo educacional e profissional, apoio às atividades da comunidade civil em prol dos idosos e reintegração dessas pessoas no meio social através de campanhas e oficinas educacionais, para incentivá-las a se inserir no mundo digital.

O deputado justifica a necessidade dessa lei, destacando que o etarismo ainda é uma realidade comum no Brasil. Um exemplo citado é o caso de uma mulher de 45 anos que frequenta uma faculdade em Bauru (SP), que manifestou tristeza e humilhação por ser discriminada em razão da sua idade. Essa situação é comum tanto no ensino escolar quanto universitário e desencoraja muitas pessoas a buscar qualificação no mercado de trabalho e na vida pessoal.

O envelhecimento populacional é uma tendência crescente em Goiás e em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que até 2042 haverá mais idosos do que jovens de até 14 anos. Diante desse contexto, a luta contra o etarismo e a promoção da igualdade de oportunidades tornam-se ainda mais relevantes e necessárias.

O projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi designado ao deputado Antônio Gomide, do PT, para relatoria. Agora aguardamos a análise e votação da proposta, na esperança de que seja aprovada e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as faixas etárias.

Gabinete Dep. Anderson Teodoro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.