Notícias dos Gabinetes
Anderson Teodoro propõe projeto de valorização dos produtores de milho em Goiás
O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou, no Parlamento estadual, o projeto de lei n° 7721/23, que visa instituir uma campanha estadual de valorização dos produtores de milho de Goiás. O objetivo principal da campanha é promover a conscientização sobre a importância da produção de milho e destacar o papel fundamental dos agricultores nesse setor.
Goiás é reconhecido como um dos líderes nacionais na produção de grãos, consolidando-se como o terceiro maior produtor do País. Segundo dados da Secretaria de Estado da Casa Civil, o milho é considerado o principal item da pauta agrícola goiana.
O deputado Anderson Teodoro ressaltou que a produção de milho na segunda safra alcançou a marca de 12,26 milhões de toneladas em agosto deste ano, representando 38,9% da produção total de grãos do Estado. Esse número representa um aumento significativo de 5,6% em relação ao ano anterior, correspondendo a 33,2% da produção total. Os municípios goianos que se destacam na produção são Rio Verde, Jataí, Montividiu, Cristalina, Mineiros, Chapadão do Céu, Paraúna, Silvânia, Santa Helena de Goiás e Bom Jesus de Goiás.
Além disso, o parlamentar enfatizou que o bom desempenho do setor agropecuário, especialmente o aumento da produtividade do milho, contribuiu para o crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás no segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses dados foram divulgados no boletim sobre a Conjuntura Econômica de Goiás, elaborado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
O projeto de lei encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e será relatado pelo deputado Fred Rodrigues (DC).