Notícias dos Gabinetes
Em aniversário de 73 anos, Galindo anuncia R$ 1,6 milhão para Vila São Cottolengo
Na manhã desta sexta-feira, 09, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) esteve na cerimônia de celebração dos 73 anos da Vila São Cottolengo, em Trindade. A instituição, que presta assistência a cerca de 330 pacientes fixos portadores de deficiências múltiplas, e ainda realiza mais de 2.700 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente, recebeu um megapresente das mãos do parlamentar, que anunciou a destinação de mais 1,6 milhão de reais em emendas para a organização.
Ao lado de autoridades dos mais diversos âmbitos, como os deputados federais Jeferson Rodrigues (Republicanos) e Flávia Morais (PDT), estaduais Dr George (PDT), Mauro Rubem (PT) e Rosângela Rezende (Agir), além do prefeito Marden Júnior (UB) e o secretariado local, Galindo participou de uma missa presidida pelo arcebispo de Goiânia Dom João Justino e de uma série de eventos que marcaram as mais de 7 décadas de excelência em servir quem mais precisa. Michel Goulart, diretor presidente da instituição, afirmou que o amor e a dedicação fazem parte da missão que é lutar pelos que não possuem forças e falar pelos que não tem voz.
Durante o momento de pronunciamentos, o parlamentar ainda fez a entrega de dois cheques. O primeiro, destina o total de 1 milhão de reais do duodécimo estadual, por intermédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para as contas da Vila. Já o segundo, acrescenta mais 600 mil reais em emendas diretas enviadas pelo gabinete 402 à organização: “Recebi um pedido do prefeito Marden para destinar uma parte de nossas emendas para a Vila e assim estamos seguindo esta determinação. Tenho certeza que as pessoas que aqui estão merecem isso e muito mais! É por fazerem este trabalho com muito amor que vocês conseguem tantos resultados. Meu muito obrigado por todo trabalho prestado aqui nesta instituição”.
Administrada pelos missionários redentoristas e pelas irmãs filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Vila São Cotollengo oferece mais de 13 especialidades médicas, terapêuticas e odontológicas. Com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios médicos e particular, são realizados exames de diagnóstico, laboratoriais e por imagem. Além disso, cirurgias eletivas e de média complexidade também são realizadas no Centro Médico São Cottolengo, assim como são oferecidos tratamentos nas áreas de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
No contrato publicado pela Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do secretário Rasível dos Reis, estão previstas 1.100 consultas ambulatoriais, 10 mil diagnósticos, 390 procedimentos cirúrgicos de catarata, pterígio e capsulotomia e mais de 95 oficinas de órteses e próteses. Até o final do ano, ainda serão repassados mais 38 milhões de reais para a unidade.