Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Anderson Teodoro propõe conscientização da doença de osteogênese imperfeita

23 de Abril de 2024 às 18:56
Parlamentar chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença

O deputado estadual Anderson Teodoro apresentou o PL 1327/2023, que visa instituir o Dia Estadual de Conscientização da Doença de Osteogênese Imperfeita, a ser realizado anualmente no dia 6 de maio, como parte do calendário de eventos do Estado de Goiás.

A proposta prevê ações voltadas para o impulsionamento de ações educativas relacionadas à doença, a realização de debates e de palestras sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores da doença, que acomete 1 a cada 15 mil pessoas no Brasil.

O deputado chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença na justificativa do projeto. “É importante a atenção às mínimas alterações, como a apresentação de diferentes graus de fragilidade óssea, fraturas sem causa aparente, ossos curvados, dentes escuros e frágeis (dentinogênese imperfeita), perda progressiva da audição, baixa estatura, dificuldade de locomoção e deformidades na coluna e na caixa torácica,” aponta.

Os pacientes com esta enfermidade nascem sem a proteína necessária (colágeno tipo 1) ou sem a capacidade de sintetizá-la. Uma vez que o colágeno é um importante componente estrutural dos ossos, estes tornam-se anormalmente quebradiços. “Não existe cura, mas é possível tratar e oferecer dignidade para esses pacientes,” concluiu o deputado.

O projeto foi aprovado em segunda votação nesta terça, 23 e segue para sanção do governador.

Gabinete Dep. Anderson Teodoro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.