Notícias dos Gabinetes
Deputado Anderson defende treinamento em comunicação humanizada nas escolas de Goiás
O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou na Assembléia de Goiás o Projeto de Lei 403/2024, que institui o Programa Estadual de Treinamento em Comunicação Humanizada de Profissionais da Área da Educação para lidar com desregulações emocionais de pessoas atípicas, na rede pública e privada do Estado de Goiás.
De acordo com a proposta, o programa abrange palestras sobre técnicas de comunicação empática e compreensão das necessidades individuais de cada pessoa atípica; cursos baseados em conscientizar e capacitar os profissionais da educação, desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre a divulgação de material informativo e de oficinas de orientação.
Em sua justificativa, o parlamentar defende a necessidade de promover um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para estudantes atípicos, que podem enfrentar desafios emocionais específicos. “Ao oferecer aos profissionais da educação ferramentas para lidar com os alunos atípicos, estamos contribuindo para um ambiente mais positivo e acolhedor. Isso gera resultados na qualidade do processo educativo como um todo,” expõe.
Pessoas dentro do Espectro Autista têm dificuldade em regular suas emoções, e podem precisar de estratégias de autorregulação para lidar com a sobrecarga emocional e/ou sensorial. “Os treinamentos, as palestras e as formações capacitarão melhor e mais adequadamente às esquipes das escolas, inclusive, como orientar o restante da turma para a compreensão de pessoas atípicas,” concluiu o deputado.
O projeto está em tramitação na Alego, aguardando votação.