Notícias dos Gabinetes
Proposta por Jamil Calife, transparência na gestão dos medicamentos nas unidades de saúde tem prazo para entrar em vigor
No início de setembro, a Lei nº 22.977/24, que trata da transparência e eficiência na gestão dos medicamentos nas unidades de saúde, foi sancionada pelo governador em exercício, Daniel Vilela, e tem, de acordo com sua redação, 180 dias para entrar em vigor.
A legislação estabelece que o Governo de Goiás deve publicar mensalmente informações atualizadas sobre o estoque de medicamentos disponíveis na Rede Estadual de Saúde. Com essa medida, o deputado Calife visa garantir maior transparência e eficiência na gestão dos medicamentos, prevenindo atrasos nos tratamentos e melhorando o atendimento em casos de emergência. A iniciativa pode ser crucial para salvar vidas e assegurar que todos os pacientes tenham acesso aos medicamentos necessários. A proposta do parlamentar foi sancionada com vetos em alguns quesitos propostos pelo parlamentar.
Em 2016, o gasto do SUS com medicamentos, abrangendo os orçamentos das três esferas de Governo, totalizou R$ 18,6 bilhões. A participação do gasto federal com medicamentos na despesa com ações e serviços públicos de saúde aumentou de 11% em 2010 para 16% em 2016. Esses números destacam a necessidade de uma gestão eficiente e transparente dos recursos destinados a medicamentos, alinhando-se perfeitamente ao objetivo da iniciativa do legislador.
“Esse projeto é um passo importante para garantir que a população tenha acesso contínuo aos medicamentos essenciais, promovendo maior transparência e confiança no sistema de saúde”, destacou o deputado.
Jamil Calife tem se destacado no Poder Legislativo por suas iniciativas voltadas para a saúde, com projetos que visam ao bem-estar da população goiana.