Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Gugu Nader apresenta projeto de lei que garante repasse integral do couvert artístico aos músicos em Goiás

26 de Fevereiro de 2025 às 16:27
Deputado Gugu Nader apresenta projeto de lei que garante repasse integral do couvert artístico aos músicos em Goiás

A valorização dos artistas goianos ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira, 26, com a apresentação, na Assembleia Legislativa de Goiás, do projeto de lei de autoria do deputado Gugu Nader (Avante), que estabelece o repasse integral dos valores arrecadados com o couvert artístico aos músicos que se apresentam em bares, restaurantes e demais estabelecimentos de entretenimento no Estado.

A proposta visa garantir que os profissionais responsáveis por apresentações ao vivo recebam 100% do valor cobrado dos clientes, impedindo que os estabelecimentos retenham qualquer percentual da quantia arrecadada. Segundo o texto do projeto, o pagamento aos artistas deve ser feito imediatamente após a apresentação, com a devida comprovação da prestação do serviço.

Valorização da cultura e da economia criativa

De acordo com Gugu Nader, a iniciativa busca fortalecer o cenário cultural e garantir mais justiça na remuneração dos artistas. “A música ao vivo é um dos grandes atrativos de bares e restaurantes, agregando valor à experiência dos clientes e contribuindo diretamente para o sucesso dos estabelecimentos. Nada mais justo que os músicos recebam integralmente o que é pago pelo público para prestigiar seu trabalho”, destacou o parlamentar.

O projeto determina que a fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura de cada localidade e da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Os estabelecimentos deverão permitir que os artistas acompanhem a arrecadação e o repasse do couvert. Em caso de descumprimento, estão previstas penalidades como advertências, multas e outras sanções administrativas.

Transparência e direitos do consumidor

Além de garantir um ambiente mais justo para os artistas, o projeto também reforça o direito à informação para os consumidores. A cobrança do couvert artístico deverá ser informada de maneira clara e acessível ao público, com indicação do valor antes da consumação.

A proposta de Gugu Nader segue o exemplo do Projeto de Lei 117/23, de autoria do deputado federal Rubens Otoni (PT), que trata do mesmo tema em âmbito nacional. Agora, a matéria será analisada pelas comissões da Assembleia Legislativa antes de seguir para votação no Plenário.

Gabinete Dep. Gugu Nader Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.