Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem solicita atuação do MP, MDA e Judiciário para garantir direitos fundamentais a assentados em Piranhas

01 de Abril de 2025 às 13:57
Mauro Rubem solicita atuação do MP, MDA e Judiciário para garantir direitos fundamentais a assentados em Piranhas

O deputado estadual Mauro Rubem (PT) solicitou à Secretaria de Segurança Pública de Goiás informações sobre as operações da Patrulha Rural no município de Piranhas, bem como o cumprimento de determinações judiciais relativas ao Processo nº 5481645-83.2020.8.09.0125, que torna sem efeito a ordem de reintegração de posse, anteriormente expedida, na área rural da Fazenda Vale dos Buritis.

A área é objeto de judicialização, em andamento, entre o Incra e o proprietário para aquisição por via de desapropriação consensual, com vistoria já realizada e diálogo estabelecido. Ou seja, não há conflito fundiário e/ou tampouco mandado judicial que justificasse qualquer atuação coercitiva policial no local.

O deputado também solicitou atuação do Ministério Público de Goiás (MPGO) para averiguar possível violação de direitos fundamentais e responsabilização, em operação policial, como também cadastramento forçado de moradores, demarcação com placas de monitoramento e abordagens intimidatórias, em desacordo aos princípios constitucionais. Tudo sem mandado judicial, sem respaldo da Comissão de Soluções Fundiárias do TJGO e sem comunicação prévia ao Incra.

À Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mauro Rubem solicitou a adoção de medidas cabíveis no sentido de reforçar a necessidade de cumprimento da lei e diálogo com as instâncias diretamente envolvidas no processo, como também a prevenção de novas intervenções coercitivas que comprometam o processo de regularização fundiária e a integridade das famílias envolvidas.

“É fundamental que se cumpram as determinações do processo, que seja respeitado o andamento das decisões e que as famílias envolvidas tenham a garantia de tranquilidade e integridade”, pontua o deputado estadual Mauro Rubem.

À Delegacia de Polícia Civil de Goiás, que atende a cidade, o parlamentar solicitou medidas cabíveis sobre os fatos ocorridos, envolvendo ações de agentes da Patrulha Rural, com possível desvio de função. Já ao Tribunal de Justiça, o deputado Mauro pediu a adoção de providências no sentido de apurar violações de direitos e responsabilidades.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.