Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Festejo popular de Nova Roma pode se tornar patrimônio cultural e imaterial goiano

07 de Abril de 2025 às 15:15
Festejo popular de Nova Roma pode se  tornar patrimônio cultural e imaterial goiano

Mais uma tradição arraigada há décadas na cultura de Nova Roma, município do Nordeste goiano, a 570 km de Goiânia, pode se tornar patrimônio cultural e imaterial goiano.

Trata-se do Festejo de São Sebastião, realizado todo dia 20 de janeiro desde 1972, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Ciente de sua importância histórica, econômica e sociocultural, o deputado Amilton Filho (MDB) protocolou um projeto na última quarta-feira, 2 de abril, propondo a transformação desta manifestação cultural em patrimônio cultural e imaterial de Goiás, além da sua inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. 

“É uma expressão cultural de grande valor para a comunidade local, e a concessão destes títulos ao festejo garante que a prática seja preservada e transmitida para as futuras gerações. Além disso, o reconhecimento como um bem cultural assegura sua proteção”, justifica Amilton Filho. Para ele, o evento não é apenas um acontecimento religioso, mas um símbolo da identidade cultural de Nova Roma que vai assegurar mais visibilidade e fortalecer o sentimento de pertencimento da população nova-romense.

São Sebastião era o santo de devoção da doadora das terras em que hoje se situa Nova Roma, a latifundiária Quitéria Dias de Oliveira, ainda no século XIX, quando a localidade ainda chamava-se Freguesia de São Teodoro. A cidade só se emancipou do município de Cavalcante em 14 de novembro de 1958, quando adotou São Sebastião como seu padroeiro.

Em 1972, o pároco Humberto Maria Antonius Luyten, nascido na Holanda, atendeu aos pedidos da comunidade local e organizou a primeira festa em louvor a São Sebastião, evento que perdura até hoje, 53 anos após a realização da sua primeira edição.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.