Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem e presidente Bruno Peixoto articulam criação da Frente Parlamentar de Integração Goiás-República Popular da China

11 de Abril de 2025 às 17:17
Mauro Rubem e presidente Bruno Peixoto articulam criação da Frente Parlamentar de Integração Goiás-República Popular da China

A nova Frente Goiás-China tem como objetivo reunir esforços de diversos parlamentares, de forma suprapartidária, para articular e impulsionar a integração entre o estado de Goiás e a China, promovendo a cooperação em projetos de interesse comum.

O deputado Mauro Rubem (PT-GO) irá apresentar requerimento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para a criação da Frente Parlamentar de Integração Goiás–República Popular da China.

A frente terá como finalidade o fomento das relações bilaterais entre Goiás e a China, com vistas à consolidação de investimentos, intercâmbio de experiências, promoção da cultura e desenvolvimento de soluções conjuntas para o progresso de ambas as sociedades.

A indicação de Mauro para liderar a instalação da frente foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), durante a visita da ministra-conselheira da Embaixada da China no Brasil, Shao Yingjun, realizada na última quarta-feira, dia 9, na Assembleia.

“A frente será um instrumento importante para o fortalecimento do relacionamento bilateral, para o diálogo sobre temas sociais e soluções de interesse mútuo e, claro, para a viabilização de projetos integrados em diversos setores. A China é uma referência global em gestão, planejamento social e inteligência estratégica. A troca de saberes será essencial para promover cooperação e investimentos que beneficiem tanto a sociedade chinesa quanto a goiana”, destacou Mauro.

No final de março deste ano, a convite da East China Normal University, o deputado Mauro Rubem integrou uma comitiva de parlamentares brasileiros ligados à luta pela reforma agrária em visita à China. Durante a viagem, o parlamentar conheceu iniciativas nas áreas de desenvolvimento sustentável, tecnologias para a agricultura familiar e modelos de negócios que podem ser replicados no Brasil.

A China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 157 bilhões, um recorde histórico, segundo dados do Governo Federal. O Brasil é também o país que mais recebe investimentos chineses na América Latina, concentrando 48% do total na região e acumulando um estoque de US$ 71,6 bilhões entre 2007 e 2022. A China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras, com destaque para alimentos e algodão.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.