Notícias dos Gabinetes
Virmondes propõe uso de chatbot no atendimento de serviços públicos
A criação da Plataforma de Atendimento Virtual Inteligente – Chatbot GO, baseada em inteligência artificial, é proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil). O intuito é proporcionar atendimento ágil, eficiente e inclusivo aos cidadãos por meio de canais digitais, incluindo, mas não se limitando, a WhatsApp, aplicativos estaduais e outros meios eletrônicos.
No texto da justificativa do processo nº 8960/2025, o parlamentar detalha que a iniciativa reflete o compromisso do Estado de Goiás com a modernização administrativa, a desburocratização e a melhoria do atendimento ao cidadão.
“Em um mundo cada vez mais digital, onde o acesso à informação e aos serviços públicos deve ser rápido, eficiente e seguro, a implementação de tecnologias de inteligência artificial no setor público é uma medida necessária para enfrentar os desafios contemporâneos e atender às expectativas da sociedade”, destaca Virmondes.
O parlamentar reitera que a utilização de plataformas digitais para prestação de serviços públicos tem sido amplamente reconhecida como uma estratégia eficaz para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços. “Goiás, um estado que se destaca pela inovação em sua gestão pública, já possui iniciativas que demonstram a viabilidade e os benefícios de integrar tecnologia à administração pública”, pontua.
Virmondes enuncia a implementação de ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a modernização de serviços digitais através do Expresso Goiás e o avanço em políticas de transparência pública, como exemplos de que o Estado está preparado para dar mais um passo em direção à transformação digital.
“A proposta de criação do Chatbot GO visa consolidar essa trajetória, tornando o atendimento ao cidadão mais acessível, dinâmico e eficiente. A inteligência artificial permitirá respostas imediatas, precisas e personalizadas às demandas dos cidadãos, reduzindo filas, eliminando a necessidade de deslocamentos desnecessários e ampliando a capilaridade do atendimento público”, diz.
Universalidade no acesso
“Ao disponibilizar serviços em canais amplamente utilizados pela população, como o WhatsApp e aplicativos estaduais, a plataforma estará ao alcance de todos, respeitando os princípios de universalidade e inclusão”, destaca o legislador.
Contudo, a adoção de soluções tecnológicas inovadoras contribui para a otimização de recursos públicos. “A automatização de atendimentos rotineiros e a redução de custos operacionais, como papel e deslocamentos, são benefícios diretos da implantação de plataformas digitais inteligentes”, arremata Virmondes.