Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lissauer Vieira concede dois títulos de Cidadão Goiano

19 de Agosto de 2015 às 13:45

Nesta semana, a Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de autoria do deputado Lissauer Vieira (PSD), concedendo Título de Cidadão Goiano a duas personalidades que atuam na região Sudoeste do Estado.

Um dos projetos concede o Título de Cidadão Goiano a Sebastião Lázaro Pereira, popularmente conhecido como Tatão, reitor da Universidade de Rio Verde (UniRV). O outro presta homenagem ao atual presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia. De acordo com o deputado ambos contribuem diariamente para o crescimento de Goiás, portanto, “nada mais justo que conceder a eles este título honorífico”.

Sebastião Lázaro Pereira

Sebastião Lázaro nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, onde concluiu os ensinos fundamental e médio. A graduação em nível superior foi realizada na Universidade Estadual de Minas Gerais, com o curso de Engenharia Elétrica, que finalizou em 1986, ano em que se mudou para Rio Verde.

Foi funcionário da Prefeitura Municipal de Rio Verde, em 1987, exercendo a função de Diretor da Secretaria de Obras. No mesmo ano assumiu a carreira de magistério, começando a lecionar na FESURV- Fundação do Ensino Superior de Rio Verde, que em 2003 foi credenciada como Universidade. Em 2000 fez Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia- Minas Gerais, e em 2001 iniciou Doutorado em Ciências Sociais pela PUC- São Paulo, concluindo em 2003.

No ano de 2012 foi eleito pela primeira vez ao cargo de Reitor da Universidade de Rio Verde com mais de 70% dos votos válidos. No mesmo ano implantou os cursos de Odontologia e Engenharia Civil no Campus de Rio Verde e o curso de Engenharia Ambiental no Campus da Universidade de Caiapônia, sendo o primeiro da área da Engenharia naquela cidade. Outro trabalho realizado por Tatão em favor da comunidade rio-verdense e região, foi a implantação do primeiro curso de Medicina instalado no interior goiano. Ainda em 2012 começou a ser idealizado, dentro do Projeto de expansão da Universidade, o curso de Medicina em Aparecida de Goiânia, processo que foi concluído em 2013.

Atualmente, como Reitor da Universidade de Rio Verde, Tatão transformou a instituição em um enorme canteiro de obras. Entre os trabalhos realizados em favor da comunidade rio-verdense e região, destaca-se o recredenciamento da Fesurv como Universidade até 2019, tempo máximo permitido por lei.

Antônio Chavaglia

Antônio Chavaglia é natural de Aramina, São Paulo, desde muito cedo iniciou suas atividades agropecuárias no município paulista. Em 1968, com 22 anos, mudou-se para Goiás, para a cidade de Santa Helena, e começou a trabalhar com produção de algodão, em terras arrendadas.

Em 1975, junto a um grupo de produtores rurais de Rio Verde, já lutava para resolver problemas de falta de armazenamento e de insumos, fato que motivou a ser um dos fundadores da Comigo em Rio Verde. Dentro da Comigo, Chavaglia foi conselheiro e depois diretor até 1986, quando assumiu a presidência da Cooperativa.

A partir disso a Comigo foi se expandindo cada vez mais. Após ser criada em Rio Verde, uma cooperativa foi instalada em Santa Helena, e depois foram criadas novas unidades em Acreúna, Jataí, Serranópolis, Indiara, Jandaia, Paraúna, Montividiu, Montes Claros, Iporá, Caiapônia e Palmeiras. Atualmente são mais 6.500 cooperados e 2.200 funcionários.

E suas ações e participações não pararam por aí. Em 1988 ele também foi sócio-fundador da Credi-Rural Comigo. Em 1990 foi eleito para presidir o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCG), que atualmente é o sistema OCB/SESCOOP-GOIÁS. Nesta presidência ficou durante 17 anos, deixando o cargo em 2011.

Também foi o primeiro presidente da Cocecre-Goiás, entre 1989 a 1992, hoje Credigoiás Central e ainda da Fecop Centro-Oeste/Tocantins, Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Chavaglia também presidiu o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/GO), que atualmente é conselheiro.

Antônio Chavaglia foi convidado pelo Fórum Nacional da Agricultura (FNA), em 1997, para ser um dos coordenadores do FNA no grupo de milho, soja e sorgo. A partir disso, surgiu o Programa Renda Real em Goiás, que contribuiu para o surgimento do Centro Tecnológico Comigo (CTC), área da Cooperativa destinada à pesquisa agropecuária.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.