Notícias dos Gabinetes
Deputada Adriana Accorsi vai a Brasília e cumpre extensa agenda
A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi esteve nesta segunda-feira,14 em Brasília. Lá ela encontrou-se com a Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres/SPM, com a Secretária Nacional do Ministério da Justiça e com o Assessor Especial da Presidência da República, na busca de parcerias para o Estado de Goiás.
Pela manhã, o primeiro encontro foi com a ministra Eleonora Menicucci da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres – SPM, com o objetivo de apresentar a Menicutti as ações do mandato na defesa dos direitos das mulheres e também no enfrentamento à violência doméstica e aos crimes de abuso sexual.
Durante o encontro, Adriana relatou sua preocupação com os crimes de feminicídio no Estado, que apresentam números elevados, e se colocou à disposição da ministra para ser parceira na sensibilização das prefeituras do interior do Estado na criação de coordenadorias, que são fundamentais para o enfrentamento à violência doméstica nestas localidades. A deputada também elogiou a SPM e o trabalho que tem sido feito com a criação da Casa da Mulher Brasileira.
A ministra ressaltou que duas já foram inauguradas, uma no Distrito Federal e outra em Campo Grande, e que outras seis estão em construção. De acordo com Menicutti, o objetivo é que exista uma unidade em cada capital brasileira. A Casa da Mulher Brasileira integra inúmeros serviços de atendimento à mulher vítima de violência.
A deputada Adriana finalizou a conversa com a ministra relatando a intenção de realizar ainda este ano um seminário de enfrentamento à violência doméstica, destinado aos profissionais que lidam com às vítimas e aproveitou a oportunidade para convidar a assessora Cida Borges da SPM, presente no encontro, para ser uma das palestrantes.
Após a reunião com a ministra Eleonora, ainda na SPM, a deputada Adriana Accorsi reuniu-se com a coordenadora geral de Saúde das Mulheres, Rurany Ester Silva e com a secretária de articulação institucional de ações temática, Rosali Scalabrin. Com elas foram tratadas pautas relacionadas à saúde das mulheres e também a articulação para as conferências municipais e estaduais, que antecedem a grande conferência nacional de mulheres que deverá acontecer ainda este ano. Foram entregues materiais impressos com o objetivo do mandato distribuir às lideranças de Goiás que trabalham com a temática de gênero.
Após as reuniões na SPM, a deputada Adriana Accorsi dirigiu-se ao Palácio do Planalto, onde reuniu-se com o assessor especial da Presidência da República, o goiano Olavo Noleto. O encontro foi uma visita de cortesia, já que Noleto e a deputada Adriana Accorsi são amigos de infância e ela ainda não tinha tido a oportunidade de fazer-lhe uma visita, o momento porém, serviu para que Olavo se colocasse à disposição da deputada para colaborar com o seu mandato, em favor do povo goiano.
No período da tarde o encontro foi com a secretária nacional da Segurança Pública - Senasp, Regina Miki. Adriana, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás, aproveitou a ocasião, para entregar a secretária Miki um relatório contendo todas as ações realizadas até agora, pela Comissão.
A deputada Adriana Accorsi comunicou a secretária Regina Miki, que apresentou requerimento concedendo a ela, o Título de Cidadã Goiana pelos serviços prestados ao Estado de Goiás e que o mesmo já foi aprovado. O passo seguinte é conciliar a agenda de Miki com os trabalhos da Assembleia para que ela possa receber o título. A deputada aproveitou ainda, para agradecer o empenho de todos da Senasp, que não mediram esforços para que a Academia da Polícia Civil de Goiás fosse concluída, já que todos os recursos para a construção da mesma são oriundos do Governo Federal e totalizam um montante de 12 milhões de reais.
A deputada Adriana Accorsi considerou que a ida a Brasília foi extremamente positiva e várias ações serão efetivadas através do seu mandato, em conseqüência das articulações e parcerias efetivadas nesta viagem.