Renato de Castro presta homenagem pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos

08 de Dezembro de 2015 às 17:07
A Assembleia Legislativa de Goiás realiza sessão solene nesta quinta-feira, 10, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, para entrega de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a cinco personalidades. A iniciativa é do deputado Renato de Castro.

Serão cinco homenageados com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e 13 personalidades receberão o Certificado de Honra ao Mérito, dentre elas: Delegada Adriana Accorsi (PT), ex-prefeito Pedro Wilson e policiais civis.

Homenageados

José Eduardo Barbieri -  Advogado, com graduação  pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduação Lato Sensu pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista, Campus Franca/ SP. Barbieri, é membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e sócio fundador do Instituto Goiano dos Direitos Humanos.

Gabriela Hamdan - Defensora pública. Atualmente, exerce a função de modo cumulativo com o cargo de Gerente Especial de Defensoria Criminal e Execução Penal. Professora das disciplinas de Direito Penal e Processo Penal. Ela é membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à tortura. Graduada pela PUC-GO e pós-graduada em Direito Penal, Processual e Público Material.

Mauro Rubem  - É cirurgião-dentista especializado em Saúde Pública, já foi vereador por Goiânia (GO) e deputado estadual por três mandatos pelo PT. Atualmente é o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO). Um exemplo no Estado na defesa dos direitos humanos.

Airton Alves de Sousa - Pastor e segundo sargento da Polícia Militar de Goiás. Está na PM há 26 anos. Seu trabalho sempre foi dedicado no combate ao crime e defesa do cidadão. Atualmente atuando na 3ª Companhia Independente de Jaraguá, que pertence ao 15 CRPM.  Destaque para o trabalho social desenvolvido pelo militar. Airton é gestor de uma casa de recuperação de dependentes químicos de Jaraguá.

Joalcema Rodrigues Antunes - Professora, servidora do Estado, já atuou como diretora e supervisora da merenda escolar. Defensora da educação e da saúde. Joalcema é referência na luta pelos direitos dos renais crônicos do Vale do São Patrício. Iniciou uma luta pela criação de  uma  Associação e uma Casa de Apoio aos renais crônicos do Vale do São Patrício, que buscam tratamento em Goianésia. Após a morte do marido, Joalcema deu continuidade ao trabalho social.  Um exemplo na luta pelo direito à saúde.