Notícias dos Gabinetes
Renato de Castro propõe asfalto ecológico
Projeto de Lei apresentado pelo deputado Renato de Castro (PMDB) no início deste mês na Assembleia Legislativa de Goiás prevê a utilização de asfalto ecológico.
A proposta do parlamentar é que os programas de asfaltamento e recapeamento de rodovias estaduais, bem como de construção e recuperação, utilize preferencialmente, massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem.
A matéria alerta que precisam ser observados os percentuais de mistura definidos em norma técnica de engenharia.
Ainda de acordo com a proposta do deputado, nos processos licitatórios de obras que envolvam a utilização de asfalto, o Estado estabeleça a preferência pela utilização de massa asfáltica produzida com borracha.
Segundo Renato de Castro, o chamado "asfalto ecológico" além de ser benéfico para a natureza, já que vai ajudar a retirar pneus do meio ambiente, também vai melhorar a durabilidade da pavimentação repercutindo em economia para os cofres do Estado. Embora custe mais caro, o asfalto de borracha apresenta melhor custo/benefício, que dura mais.
O parlamentar inclusive entrou em contato com a empresa responsável pela empresa Ecovias, administradoras de várias rodovias do estado de São Paulo e lhe foi relatado que houve uma redução na ordem de 40% no número de acidentes em virtude do aumento do atrito entre a pista e os pneus dos veículos.
"Existe ainda o benefício para a saúde. Os pneus descartados irregularmente são usados pelo mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika", afirmou Renato de Castro.