Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei que combate as fake news recebe parecer contrário de relator

14 de Fevereiro de 2020 às 11:01

O projeto de lei nº 4786/19, de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), recebeu parecer contrário do relator Álvaro Guimarães (DEM), durante sua tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) no ano passado.

A matéria prevê a criação do Conselho Estadual de Checagem de Fatos, com o objetivo de promover ações e executar programas e projetos relacionados à prevenção e repressão à divulgação de notícias falsas. Henrique explicou que pretende combater as chamadas fake news.

“Este conselho seria presidido por um representante do Poder Legislativo estadual e integrado por representantes do povo, que atuariam em prol da checagem de notícias e informações veiculadas nos meios de comunicações, aplicar sanções e atribuir o Selo de Veracidade nas matérias que contenham informações verídicas”, justificou o parlamentar.

A matéria se encontra com pedido de vistas pelos deputados Karlos Cabral (PDT) e Vinícius Cirqueira (Pros) e será avaliada ao retorno das reuniões da CCJ, podendo ter o seu parecer acatado ou não.

Assessoria
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.