Lêda Borges propõe visitas virtuais para pacientes com covid-19
A preocupação com os impactos negativos causados pelo isolamento dos pacientes internados com a covid-19 levou a deputada Lêda Borges (PSDB) a defender que esses pacientes tenham direito a receber visitas virtuais de seus familiares e amigos, através das chamadas de vídeo. A proposta está inserida no processo nº 2702/20, que foi protocolado no início do mês, na Assembleia Legislativa. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será relatada pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL).
De acordo com a proposta parlamentar, a iniciativa dá autonomia às unidades de saúde públicas e privadas, para operacionalizar as visitas. Além disso, condiciona a realização das vídeochamadas à autorização do médico responsável pelo tratamento de cada paciente. E ainda estabelece que devem ser observados todos os protocolos sanitários e de segurança, para garantir a proteção dos profissionais de saúde.
A deputada lembra, em sua justificativa, que, por motivos de segurança, as visitas a pacientes internados em decorrência do novo coronavírus são muito restritivas, “algo que, segundo relatos publicados nas redes sociais e nos veículos de imprensa, causa bastante angústia, tanto em quem está doente, quanto em seus respectivos familiares”. Segundo ela, é nesse sentido que a proposta visa reduzir os danos psicológicos provocados por esse afastamento.