Abertura de crédito especial ao Protege e ao Fundo de Saúde será votado na sessão de hoje
Proposta da Governadoria que trata de abertura de crédito especial ao Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), no valor de R$ 219.203.144 e ao Fundo Estadual de Saúde (FES), estipulado em R$ 553.500.000, tramita no Parlamento goiano. A matéria protocolada sob nº 3364/20, está na Comissão Mista e será votada, em primeira fase, na sessão extraordinária da tarde desta quinta-feira, 23. O texto recebeu pedido de vista pelos deputados Helio de Sousa (PSDB), Delegado Humberto Teófilo (PSL), Major Araújo (PSL), Wagner Neto (Pros), Karlos Cabral (PDT).
O presente crédito especial torna possível a realização de diversas políticas públicas sociais, promovidas pelos vários órgãos da administração pública, pela técnica de descentralização orçamentária. “O objetivo é alcançar os goianos em situação de risco e/ou vulnerabilidade”, assinala a proposta. A abertura do crédito especial visa também o acréscimo de dispositivo na Lei nº 20.754, de 28 de janeiro de 2020, a fim de propiciar melhoria nos procedimentos de execução orçamentária.
Dentre as a serem atendidas estão: assistência social, direitos da cidadania, saneamento, gestão ambiental, cultura, segurança pública, trabalho, comércio e serviços, educação, e desporto e lazer, ligados ao Protege Goiás. Já no que se refere ao FES, serão beneficiados programas como: Saúde Integral, Atenção à Saúde de Média e Alta Complexidade, e Tecnologia e Inteligência em Saúde.