Fundo Previdenciário
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 7, com equipe da GoiásPrev, liderada pelo presidente Gilvan Cândido, para apresentação do projeto de criação do Fundo Previdenciário de Goiás. Após passar por alguns ajustes, a matéria deve entrar na pauta de votação do Legislativo ainda esse mês. Também participaram da reunião integrantes da procuradoria-geral da Alego.
A apresentação da proposta detalhou os principais pontos da matéria, que visa dar maior segurança ao servidor em sua aposentadoria, facilitando ainda a gestão dos recursos pelo Estado. “Foi importante esclarecer as dúvidas. O projeto já estava bem alinhavado. Após essa reunião, avançou ainda mais e agora vamos colocar em votação com menos pontos divergentes”, justificou Lissauer.
De acordo com o presidente da GoiásPrev, o objetivo é organizar o sistema de acumulação de recursos previdenciários, de forma que o servidor vai se aposentar recebendo o que foi acumulado ao longo do tempo, diferente do modelo atual no qual os aposentados recebem a partir das contribuições efetuadas hoje.
Segundo Gilvan, o atual modelo precisa ser readaptado. “Esse é um modelo insustentável, porque temos menos servidores ingressando no serviço público”, afirmou. Ele argumentou que hoje o Estado já tem mais inativos e pensionistas do que ativos. “Portanto, é um modelo que sempre vai ser deficitário”, concluiu. Segundo ele, é preciso iniciar uma trajetória para sair desse modelo deficitário. Constituir o Fundo Previdenciário é o primeiro passo para isso, além de regularizar a situação do regime previdenciário do Governo de Goiás junto à Secretaria da Previdência.
Gilvan explicou que o modelo é de acumulação coletiva, e não de capitalização individual em que cada um tem a sua conta e vai acumular seu recurso para se aposentar. Garantiu que não se trata disso. “As regras de aposentadoria já estão definidas. Nós vamos acumular, fazer uma poupança dos recursos desse servidor e a aposentadoria dele já estará garantida lá no futuro”, pontuou.
Também participou da reunião no gabinete da presidência, a diretora de Previdência da GoiásPrev, Milena Barcelos; o gerente de Atuária e Dados, Fernando Guedes; o presidente da PrevCom, Nelson Fujimoto; a procuradora-geral da Assembleia, Otavila Gusmão, o assessor especial da presidência, Rubens Sardinha e os procuradores da Casa, Edmarkson Ferreira de Araújo e Fábio Estevão Marchetti.