Alysson Lima pede que Assembleia assuma seu papel no Codemetro
Em pronunciamento no Pequeno Expediente, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 20, o deputado Alysson Lima (Solidariedade) disse que tem uma preocupação com a região Metropolitana da Capital, que tem uma grande importância econômica e populacional. Segundo ele, a região abriga 2,5 milhões de habitantes, o que representa quase metade da população do estado. E se considerar a cidade de Anápolis, serão 3 milhões de habitantes. E mesmo assim não existem políticas públicas definidas para a Grande Goiânia.
O parlamentar perguntou ao presidente da Casa se a Assembleia Legislativa tem representante no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro), já que ele acredita que a vaga reservada à Alego não foi ocupada. O deputado disse que é preciso que a Casa indique um nome para a entidade. E pediu que um colega, que tem base política na região Metropolitana, peça ao presidente Lissauer Vieira que o indique para a vaga, já que ele mesmo não pode assumir, porque já compõe a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo.
Lima continuou dizendo que o Estatuto das Cidades obriga o poder público a mapear a região e criar um Conselho de Desenvolvimento, que hoje deveria ser presidido pelo governador Ronaldo Caiado. E afirmou ainda que os deputados devem cobrar do governador que assuma o Conselho.
Para o deputado, faltam políticas públicas em todas as áreas e não há articulação entre os municípios da região. E concluiu dizendo que a Assembleia não pode ficar omissa nesse assunto, inclusive para fazer o debate para a formulação dessas políticas.