Projeto torna obrigatória higienização de óculos 3D utilizados em cinemas
Com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19) em cinemas do estado, o deputado Diego Sorgatto (DEM) apresentou a esta Casa projeto protocolado com o nº 3795/20, que obriga a higienização e embalagem dos óculos de filmes em terceira dimensão (3D).
Em sua justificativa, o deputado afirma que, com a utilização dos óculos 3D, os espectadores podem contraír o vírus devido à exposição coletiva. “A contaminação ocorre quando um indivíduo entra em contato com superfícies contaminadas e em seguida manuseia sua boca, nariz ou olhos, levando muitas pessoas ao risco, ocasionando prejuízos para toda a população”, observa.
Diego comenta ainda que esses óculos não são descartáveis e não sofrem um tratamento de higienização adequada. Além disso, afirma que não consta qualquer observação quanto aos perigos da sua utilização, ocorrendo inclusive a entrega do mesmo na portaria para espectadores de sessões diferentes.
Para o deputado, a obrigatoriedade da higienização desses equipamentos livra o público de contrair a covid-19. “A ação de higienizar os óculos de 3D com álcool 70% torna-se uma medida simples, já que o álcool nessa concentração é capaz de matar o vírus agindo nas suas membranas e proteínas de forma rápida, o que poderá evitar problemas de saúde pública e sérios prejuízos para o Estado e para a economia privada”, completa.
O projeto encontra-se em tramitção na Comissão de Constituição e Justiça.