Ícone alego digital Ícone alego digital

Humberto Teófilo quer regularizar procedimento das ações de constitucionalidade no Tribunal de Justiça

16 de Setembro de 2020 às 12:22

O deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) apresentou o projeto nº 3807/20, que trata da proposição originária do trabalho apresentado por graduandos em Direito que visa regularizar o procedimento das ações do controle concentrado de constitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

A proposta foi apresentada pelos alunos Marcos Vinícius Camargo Rocha e Vinícius Timóteo Gomes, coordenados pelo professor Renan Granner Vaz. A propositura pedagógica teve como inspiração a tese de doutorado em Direito apresentada pelo professor Jerson Carneiro Gonçalves Júnior na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), intitulada "O Cidadão Legislador: Iniciativa Popular de Emenda Constitucional no Estado Democrático de Direito".

Segundo o texto, a matéria atende a todos os requisitos de constitucionalidade, formal e material, sendo proposta com adequada iniciativa legislativa. Além disso, foi redigido de acordo com a Lei Complementar nº 3/2001 de Goiás, trazendo à luz a melhor técnica legislativa.

‘‘Visando a segurança jurídica e a sanar lacuna normativa existente na realidade de Goiás, é necessário regulamentar o processo e julgamento das ações de controle concentrado de constitucionalidades, sendo elas a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) e a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO). A proposição vem, assim como observado na esfera da União, com a edição da Lei nº 9.868/99, preencher importante lacuna presente no ordenamento, razão pela qual merece ser aprovada’’, afirma Teófilo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.