Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto prevê que concessionárias disponibilizem canais digitais para contestação de faturas

11 de Setembro de 2020 às 09:12

Deve ser analisado nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei apresentado pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), propondo que concessionárias e permissionárias de serviços públicos essenciais, como água, energia elétrica e similares, disponibilizem em suas páginas da internet, um canal para que os consumidores desses serviços possam contestar os valores cobrados nas faturas. Além disso, um aplicativo para smartphones com sistema Android/IOS também deverá ser oferecido aos usuários.

A matéria, que tramita com o 3966/20, propõe, ainda, que após a abertura da contestação, as concessionárias devem suspender as multas e os juros, incidentes sobre o não pagamento, até a conclusão dos procedimentos administrativos relativos ao questionamento.   

O parlamentar argumenta que a proposta está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor que “prevê especificamente em seu inciso VIII, o direito à facilitação da defesa dos seus direitos”. Além disso, o projeto contribui com as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, pois oferece uma alternativa para que os consumidores não precisem se deslocar a um posto de atendimento da concessionária para protocolar a contestação.

Se for aprovado, o projeto prevê que caso as empresas descumpram a determinação, estarão sujeitas às punições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.