Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ desta terça-feira, 15

15 de Setembro de 2020 às 09:15
Crédito: Maykon Cardoso
CCJ desta terça-feira, 15
Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Comissão de Constituição, Justiça e Redação tem 19 processos na pauta de deliberação da sessão remota desta terça-feira, 15, entre vetos e projetos para distribuição. Matéria de Paulo Trabalho sobre saúde mental no SUS é um deles. Reunião começa às 14 horas.

Os parlamentares que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Poder Legislativo de Goiás se reúnem nesta terça-feira, 15, em sessão remota. Na pauta, 19 processos, dentre os quais três são vetos parciais oriundos da Governadoria para distribuição à relatoria; 12 de autoria dos deputados para distribuição, e ainda, dois com parecer contrário e dois favorável para apreciação e votação.

Os dois processos com parecer favorável da relatoria são de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL). Um, o de n° 6568/19, visa tornar obrigatório em todos os hospitais de emergência de Goiás a manutenção de uma equipe multidisciplinar especializada de saúde mental para atendimentos e acompanhamento dos casos de sofrimento psíquico, em especial as tentativas de suicídios e de pacientes com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na matéria, o propositor aborda a ocorrência do suicídio, por se tratar de um problema de saúde pública e um fenômeno multicausal, sem uma única causa definida, mas influenciado por uma combinação de fatores, como transtornos mentais e questões socioculturais, genéticas, psicodinâmicas, filosófico existenciais e ambientais. “A adoção de medidas preventivas se torna ainda mais necessária se considerarmos que aproximadamente 75% dos casos de suicídio ocorrem em países de renda baixa ou média que nem sempre dispõe de sistemas de saúde acessíveis a toda população”, assinala o legislador. 

Trabalho acentua o modo como as equipes de saúde recebem os pacientes que tentaram o suicídio como crucial, a fim de evitar que eles pratiquem o ato novamente, ao ressaltar a importância de acolhimento e encaminhamento  para serviços especializados, devidamente acompanhados. “No nosso estado precisamos redirecionar as ações da assistência especializada, na medida em que privilegia o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária e dispõe, ainda, sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais em que se incluem os dependentes de substâncias psicoativas”, reitera. 

A referida propositura, relatada pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), vem ao encontro da legítima Política Nacional de Saúde Mental que tem entre suas diretrizes a desinstitucionalização com a redução progressiva de leitos em hospitais psiquiátricos, a expansão e consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a inclusão das ações de saúde mental na atenção básica, a atenção integral ao usuário, a implantação de um programa permanente de formação de profissionais para reforma psiquiátrica, a promoção dos direitos de pacientes e familiares e, por fim, a implantação de um programa de geração de renda e trabalho de usuário. 

Educação 

No outro processo de Paulo Trabalho, o de  n° 7858/19, o parlamentar defende a inclusão do tema educação moral e cívica como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas de ensino em Goiás. 

O propositor enuncia que a disciplina de educação moral e cívica trabalha questões relativas à sociedade em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, com a finalidade do fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana.

“O objetivo é o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento moral, no patriotismo e na ação construtiva, voltado ao bem comum”, assinala o parlamentar no texto relatado pela deputada Lêda Borges (PSDB).

Distribuição:

Processo nº 4104/20 - Deputado Antônio Gomide - Dispõe sobre medidas punitivas e destinação de multa pecuniária por entrada, invasão ou permanência em áreas de acesso restrito de clínicas e hospitais públicos e privados, sem autorização. 

Processo nº 4105/20 - Deputado Paulo Trabalho - Altera a Lei n° 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO). 

Processo nº 4106/20 - Deputado Zé Carapô - Institui a campanha de prevenção de doenças respiratórias denominada Junho Violeta. 

Processo nº 4107/20 - Deputado Lucas Calil - Cria o Dia do Médico Residente no âmbito da administração pública de Goiás. 

Processo nº 4108/20 - Deputado Amauri Ribeiro - Institui o Dia da Eco Cultura, em Goiás.

Processo nº 4109/20 - Deputado Virmondes Cruvinel - Institui a Política Estadual Criança Consciente e Adolescente Consciente, voltada à informação e prevenção contra as violências e abusos sofridos por crianças e adolescentes. 

Processo nº 4110/20 - Deputado Henrique Arantes - Dispõe sobre a proibição da comercialização de animais em pet shops, lojas de rações, lojas agropecuárias e similares. 

Processo nº 4124/20 - Deputado Rubens Marques - Trata da obrigatoriedade da utilização de fontes de energia renováveis nos parques e reservas ecológicas estaduais. 

Processo nº 4125/20 - Deputado Diego Sorgatto - Dispõe sobre o desconto em folha dos servidores públicos estaduais. 

Processo nº 4126/20 - Deputado Diego Sorgatto - Altera a Lei n° 17.866, de 19 de dezembro de 2012, que fixa o efetivo da Polícia Militar do Estado de Goiás. 

Processo nº 4127/20 - Deputado Jeferson Rodrigues - Declara de utilidade pública a Associação Grupo Família Oliveira, com sede no município de Águas Lindas de Goiás (GO).  

Processo nº 4128/20 - Deputado Karlos Cabral - Dispõe sobre a criação do Código de Proteção aos Animais do Estado de Goiás.

Favorável 

Processo n° 6568/19 - Deputado Paulo Trabalho - Dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os hospitais de emergência de Goiás em manter uma equipe multidisciplinar especializada de saúde mental para atendimentos e acompanhamento dos casos de sofrimento psíquico, em especial as tentativas de suicídios e de pacientes com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo n° 7858/19 - Deputado Paulo Trabalho - Dispõe sobre a inclusão do tema educação moral e cívica como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas de ensino em Goiás. Relatado pela deputada Lêda Borges.

Contrário

Processo n° 6379/19 - Deputado Diego Sorgatto - Altera a Lei n° 11.866, de 28 de dezembro de 1992, que dispõe sobre o Código de Remuneração e Proventos dos Servidores Militares do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Henrique Arantes.

Processo n° 7608/19 - Deputado Cláudio Meirelles - Obriga as concessionárias prestadoras do serviço de fornecimento de energia elétrica de Goiás a  disponibilizar de forma impressa na conta de energia ou em folha anexa a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo, correspondente ao período faturado. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Vetos

Distribuição 

Processo nº 4068/20 - Governadoria - Veta integralmente o autógrafo de lei nº 66, de 4 de agosto de 2020, que visa alterar a legislação que especifica para dispor sobre as normas de publicação de atos no âmbito da administração pública.

Processo nº 4069/20 - Governadoria - Veta integralmente o autógrafo de lei nº 76, de 11 de agosto de 2020, que visa a alteração da Lei nº 13.664, de 27 de julho de 2000. 

Processo nº 4070/20 - Governadoria - Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 84, de 18 de agosto de 2020, que trata da alteração de dispositivos das Leis nº 13.644, de 12 de julho de 2000, e nº 17.962, de 9 de janeiro de 2013, para criar a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (EJUG), como Escola de Governo. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.